Marcos capítulo 2
A cura do paralítico de Cafarnaum trazido por quatro. Mc 2:1-12
Introdução do verso quatro.
I A fé embasada no poder de Deus, faz dar as mãos de socorro para o próximo.
II A fé pode levar a pessoa agir acima das normalidades humanas.
III Quando tudo está fechado, ainda existe uma saída para quem tem fé.
IV Antes da pessoa se ver curada é preciso Jesus ver primeiro a sua fé.
Vejamos agora as aplicações encontradas nesse texto.
Vs 1 E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
Em 1° lugar, (descubra o seu milagre em Jesus). Nos dias de Jesus descobrir onde ele estava, era descobrir o milagre.
Em 2° lugar, (Jesus o bem mais precioso). Naqueles dias, Jesus era mais procurado do que o ouro.
Em 3° lugar, (Jesus sacrificava o seu horário de almoço, para atender o povo). Somos informados que essa casa em Cafarnaum, era o lugar onde Jesus se retirava para descansar, mas o povo procurava, ele não tinha tempo nem para comer.
Em 4° lugar, (Jesus a maior descoberta). A maior descoberta que já foi feita até hoje, é descobrir onde Jesus estava.
Em 5° lugar, (a boa notícia é saber o endereço de Jesus). A notícia que mais espalhava naqueles dias, era que Jesus estava em determinado lugar.
Vs 2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
Em 1° lugar, (onde Jesus estava sempre havia uma multidão). Jesus reuniu uma multidão no deserto, na cidade, no mar, nos montes, nas sinagogas e nas casas.
Em 2° lugar, (Jesus era o maior no meio da multidão). A multidão fazia qualquer lugar ficar pequeno somente Jesus era grande entre eles.
Em 3° lugar, (infelizmente, existem os policiais do culto). Antes das pessoas tomarem conta da porta, já entraram aqueles que vieram para policiar o culto.
Em 4° lugar, (a palavra deve ser o primeiro remédio para os doentes). A maioria daqueles que vieram, estavam atrás da cura, mas Jesus dá prioridade à palavra.
Em 5° lugar, (a palavra prepara o homem para cura). Somos informados na bíblia, quando a palavra chega primeira na vida do homem, ele já tem o remédio para a cura.
Em 6° lugar, (a palavra de Deus é a resposta dele para nós). Jesus nos ensina que, a proposta dele para a multidão, é a palavra de Deus.
Em 7° lugar, (primeiro contato de Deus com o homem é por meio da sua palavra). Somos informados no texto, quanto mais ás pessoas chegava perto de Jesus, mais ele aproximava delas a palavra de Deus.
Vs 3 E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
Em 1° lugar, (é por meio da compaixão, que os doentes encontram socorro). Somente quem usa de compaixão, é quem cria oportunidade para socorrer os doentes.
Em 2° lugar, (quem não tem ânimo, não poderá socorrer os doentes). Somos informados que, quando você leva uma pessoa para ser curada, você está tão animada assim como ela.
Em 3° lugar, (bom sacrifício não ficará sem recompensa). Todo sacrifício de boa vontade, é recompensado por Deus.
Em 4° lugar, (sempre esteja disposto a trabalhar em equipe). Assim como um carro precisa de quatro rodas para rodar, da mesma forma aquele paralítico precisou desses quatro homens para poder caminhar.
Em 5° lugar, (quem vai a Jesus com fardo pesado voltar aliviado). Quando você carrega um fardo pesado ao encontro de Jesus, na volta você ficará sem ele.
Em 6° lugar, (se tiverdes fé, sua vida mudará ao encontrar com Jesus). Você nunca voltará do mesmo jeito, quando a sua fé encontrar com o poder de Jesus.
Vs 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
Em 1° lugar, (do lado de Jesus sempre tem lugar para quem tem fé). A casa ficou cheia onde Jesus estava e só entrava quem tivesse fé.
Em 2° lugar, (a fé abrirá a mente a busca da Vitória). Parece que os sacrifícios dos quatro homens foram em vão, mas quem tem fé sempre dá um jeito.
Em 3° lugar, (ninguém consegue parar quem tem fé). Aquela multidão na porta barraram aqueles quatro homens, só não puderam barrar sua fé.
Em 4° lugar, (a fé é a arma para todas as batalhas do cristão). Somos informados que quando não tivermos forças físicas, lutamos pela fé.
Em 5° lugar, (quem tem fé sempre luta por cima). Aqueles quatro homens lutaram no chão e foram barrados pela multidão, agora eles estão colocando a fé em ação e lutando por cima.
Em 6° lugar, (faça algo novo para ajudar as pessoas). Aqueles quatro homens abriram um buraco não para enterrar o paralítico, mas para que ele tivesse uma vida perfeita.
Em 7° lugar, (quem coloca os seus problemas aos pés de Jesus, sai com a vitória). Quando você baixa o seu leito aos pés de Jesus, pode contar com milagre.
Em 8° lugar, (pare de carregar o seu problema que ele desaparece de você). Disse que o problema só nos acompanha, quando estamos carregando ele, mas desde que desfazemos, ele deixa de existir.
Vs 5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
Em 1° lugar, (não carregue os doentes somente nos seus braços, utiliza a sua fé). Somos informados que quando você carrega um doente acompanhado com a fé, os resultados são surpreendentes.
Em 2° lugar, (onde tem fé o problema se torna pequeno). Diz o texto que, quando Jesus vê a fé, ele já ordena o milagre, independente qual seja a doença.
Em 3° lugar, (Jesus sempre socorre o que é mais urgente em nós). Somos informados o texto, que antes de Jesus curar o paralítico ele chama de filho e perdoam os pecados, essa é a cura mais urgente.
Em 4° lugar, (o que Deus começa a fazer não tem limite). Se o paralítico é chamado de filho antes de ser perdoado, imagine depois do perdão.
Em 5° lugar, (o pecado resulta em doença e a fé em cura). Diz a bíblia que muitas doenças são consequência do pecado, e a cura são os resultados da fé.
Em 6° lugar, (esteja bem com Deus, para que possa estar de bem contigo). Jesus ensina que as coisas físicas devem ser conquistadas depois das espirituais.
Em 7° lugar, (seja curado na alma e no corpo). O texto deixa bem claro, se a pessoa for curada e não perdoada, para Deus continua doente do mesmo jeito.
Vs 6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:
Vs 7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
Em 1° lugar, (se apresse para estar do lado de Jesus e não contra ele). Se vocês observarem no verso 2, dizem: que na porta não cabia mais ninguém, esses escribas já estavam lá dentro, portanto, nem todos que se apressam para estar ao lado de Jesus, estão do lado dele.
Em 2° lugar, (quem não está feliz no culto deve estar contra ele). Diz o texto que eles estavam assentados, certamente não tinha assento para todo mundo, deve ter sido os primeiros a chegarem, mas mesmo assim não estava feliz.
Em 3° lugar, (Jesus conhece a palavra gerada no seu coração antes que saia pela boca). Entretanto, eles se esqueceram de uma coisa, é que Jesus lê o que estar nos seus corações.
Em 4° lugar, (não se fere a si mesmo por proferir palavra contra o próximo). Somos informados que quando você fala contra outra pessoa no seu coração, a primeira pessoa ferida é você mesmo.
Em 5° lugar, (Jesus o Deus que perdoa e que cura). Quem perdoa pecado é só Deus e também, quem cura o paralítico é só Deus, então chegou a hora de Jesus provar quem de fato ele era.
Vs 8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?
Em 1° lugar, (Jesus é o Deus que revela o que está oculto). Jesus já prova que ele é Deus, revelando os pensamentos corações dos escribas.
Em 2° lugar, (Jesus é o Deus que sabe o que você fala sem abrir a boca). O texto diz que Jesus conheceu logo, não deu tempo nem deles abrir a boca Jesus já sabia, isso prova que Ele é Deus.
Em 3° lugar, (Jesus é o Deus que conhece os projetos ocultos). O termo arrazoar significa elaborar um tema, antes do tema deles entrar em ação, Jesus tampa a boca deles com a pergunta.
Vs 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Em 1° lugar, (quando Jesus fala os seus inimigos tem que se calar). A pergunta de Jesus deixou eles sem resposta, pois Jesus mostrou coisas que só Deus faz, conhecer os pensamentos do homem.
Em 2° lugar, (só Deus tem poder para perdoar pecado e para curar e Jesus fez isso). A resposta da pergunta de Jesus, qual seria mais fácil? Só Deus é quem daria essa resposta, pois ele quem perdoa pecado e faz os paralíticos andares.
Em 3° lugar, (Jesus prova que ele é Deus). Se o problema que está em pauta só Deus para resolver, então chegou a hora de Jesus provar para aqueles escribas, quem foi que escandalizou quando Jesus disse: "perdoado estão os teus pecados".
Em 4° lugar, (para Deus tudo é possível). Jesus mostra aqui nesse texto, que para Deus não tem nada difícil, tanto salvar, como curar os enfermos.
Em 5° lugar, (Jesus não está brincando com o nome de Deus). O texto deixa bem claro quando Jesus disse: "está perdoado", ele não estava brincando com o nome de Deus, o paralítico foi perdoado exatamente.
Vs 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados ( disse ao paralítico ),
Vs 11 a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.
Em 1° lugar, (Jesus prova diante dos seus inimigos que ele é Deus). Jesus provou diante dos seus inimigos que ele é Deus, quando curou o paralítico, pois somente Deus pode fazer isso.
Em 2° lugar, (o mundo precisa saber que Jesus tem poder para perdoar pecados). Com a cura do paralítico Jesus estava entregando também uma missão, que toda terra soubesse que ele tem poder para perdoar pecado.
Em 3° lugar, (Jesus cura o paralítico sem deixar sequela). A cura daquele paralítico seria comprovada como grande milagre, pois ele tinha que carregar o leito, para comprovar que não ficou nenhuma sequela da paralisia.
Em 4° lugar, (quando os homens fecham as portas, Jesus abre ela para você). Aquele paralítico que os homens não abriram a porta para entrar, Jesus abre a porta para ele sair.
Em 5° lugar, (o paralítico que foi trazido voltou carregando). Aquela cama precisou de quatro homens para trazer, mas depois do milagre, um só as conduziu.
Em 6° lugar, (a cura não salva, mas abre as portas para o evangelho). Jesus curou aquele paralítico, não para centralizar o evangelho em curas, mas em perdão de pecado.
Em 7° lugar, (há poder de Deus nas palavras de Jesus). Como levantar se o homem era paralítico, nas palavras de Jesus estava o poder de Deus.
12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.
Em 1° lugar, (Jesus sempre tem um novo caminho para quem vai a ele). Aquele homem não precisou voltar pelo mesmo caminho, quando ele chegou na presença de Jesus.
Em 2° lugar, (Jesus opera na presença dos seus inimigos e eles não podem fazer nada). Um novo caminho foi aberto para aquele homem, seus inimigos viram e não puderam fazer nada.
Em 3° lugar, (se você tem fé entra em reação, porque haverá uma ação dela). Somos informados pela bíblia que a fé entra em ação depois de uma reação, foi o que aconteceu com esse paralítico.
Em 4° lugar, (no lugar que você foi humilhado Jesus te exaltará). Quando Jesus mandou aquele homem sair primeiro do que todos, isso prova a sua cura e mostra que no lugar que não deixou entrar, ele sai com a sua vitória.
Em 5° lugar, (toda honra e toda glória tributamos a Deus pelo que ele faz). O propósito dos milagres de Jesus é glorificar unicamente a Deus.
Em 6° lugar, (o seguidor de Jesus comprovaram que ele era Deus). Mais uma prova que Jesus era Deus, nunca foi visto um paralítico sendo curado.
Em 7° lugar, (Jesus mostra a grandeza da segunda glória, comparado com a primeira). Por isso, que a segunda glória será maior que a primeira, aquilo que os olhos não viram, passaram a ver.
A chamada de levi 2:13-17
13 E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
Em 1° lugar, (Jesus sacrificava o seu descanso para fazer a obra de Deus). Somos informados que o evangelho de Marcos, é o evangelho da ação, Jesus sempre está de um lado para o outro.
Em 2° lugar, (Jesus é o ímã que atrai multidão). Jesus o homem das grandes multidões, para todo lado que Jesus ia sempre seguir uma grande multidão.
Em 3° lugar, (a obra de Deus sempre deve estar no aumentativo). A obra de Jesus sempre cresce; poucos dias antes, ele começou na praia deste mar, com quatro homens e agora ele está acompanhado com a multidão. Mc 1: 16,19
Em 4° lugar, (Jesus não abre mão do ensino da palavra). Uma das coisas que era prioridade no ministério de Jesus, é o ensino da palavra de Deus.
Em 5° lugar, (Jesus saciava primeiro a multidão faminta, com pão do céu). Jesus olha para a multidão e não vê outra necessidade tão gritante, do que o pão do céu.
14 E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
Em 1° lugar, (não ha espaço para ociosidade no reino de Deus). É importante observar que desde o início desse evangelho, que Jesus chama sempre pessoas ocupadas, e Levi era uma delas.
Em 2° lugar, (Jesus vê na pessoa, aquilo que os homens não conseguem ver). Levi, que era um cobrador de impostos, era visto como traidor da nação, mas Jesus viu nele um grande evangelista.
Em 3° lugar, (Jesus que convida, é o próprio caminho a ser seguido). Somos informados que quando uma pessoa segue outra, ela não tem direito de escolher o caminho, simplesmente, é só seguir.
Em 4° lugar, (a chamada de Jesus cria uma reação na hora). A chamada de Jesus tinha uma eficácia tão grande, que as pessoas de onde estava, deixavam tudo e seguia.
Em 5° lugar, (o investimento do reino dos céus, é superior do quê nesse mundo). Atender um chamado como fez Levi é compreender que investimento no reino dos céus, é mais importante que nas coisas deste mundo.
Em 6° lugar, (Jesus une ideias diferentes, para o mesmo propósito). Levi, trabalhava perto do mar onde cobrava muitos impostos, inclusive de Pedro que era pescador, agora os dois estão juntos seguindo a Jesus.
Em 7° lugar, (Jesus sabe quem está disposto a ser o seu discípulo). Jesus conhece aqueles que estão pronto a seguir.
15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido.
Em 1° lugar, (Levi, abriu seu coração e sua casa para Jesus). o texto nos informa que Levi não abriu só coração para Jesus, mas também a sua casa.
Em 2° lugar, (Levi se tornou um canal de bênção para outras pessoas). Levi tornou um canal de benção para muitos outros publicanos.
Em 3° lugar, (Jesus sentou do lado dos rejeitados). Os publicanos eram rejeitados pela nação, sentar com eles eram um fato inédito, foi isso que Jesus fez.
Em 4° lugar, (Jesus é a videira e o pai, o lavrador e o galho que não está dando fruto será cortado). O que Jesus estava fazendo estava causando uma revolta no mundo religioso, e foi exatamente isso que aconteceu, Jesus tirou aqueles que não estavam dando frutos e colocou outros em seus lugares.
Em 5° lugar, (Pedro aprendeu a lição ensinada por Jesus). Imagine Pedro vendo todo esse cenário e no mesmo tempo aprendendo ser pescador de homens, ele colocou isso em prática na Casa de Cornélio. At 10:34
Em 6° lugar, (o que a religião não pode dar, Jesus tem). É interessante notar, que os publicanos e pecadores, encontraram lugar à mesa ao lado de Jesus, enquanto os religiosos não acharam lugar para eles.
Em 7° lugar, (quem peca por está do lado do pegador, não pode ser discípulo). Todo justo que se contamina ao estar do lado do pecador, nunca será convocado por Jesus, para ser um discípulo.
16 E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
Em 1° lugar, (quando os que te odeiam olha para você, não espere nada de bom). Os escribas e fariseus nem olhavam para publicanos e pecadores, mas para criticar eles olharam.
Em 2° lugar, (quando os maus se reúnem, seus projetos são perversos). Os escribas e fariseus formaram até o grupo, mas para se opor ao reino de Deus.
Em 3° lugar, (Jesus veio buscar e salvar os perdidos). Para eles, publicanos e pecadores são casos perdidos, foi exatamente para estes que Jesus veio, para os que estavam perdidos.
Em 4° lugar, (Jesus dará a resposta aos nossos adversários). Os escribas e fariseus queriam uma resposta dos discípulos a respeito desse assunto, mas Jesus foi quem respondeu.
Em 5° lugar, (esteja do lado de Jesus e não olhe para quem está contra você). Sempre haverá acusadores, para quem se põem à mesa ao lado de Jesus.
Em 6° lugar, (Jesus sempre é o alvo, para aqueles que estão ao seu lado). Se você observar, na mesa com os publicanos e pecadores, estavam também os discípulos, mas a acusação foi diretamente contra Jesus.
Em 7° lugar, (quem não se ajunta com Jesus, espalha mais ainda). Por isso, todo aquele que não se aproxima de Jesus, tem opinião ao contrário daqueles que estão perto dele.
17 E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.
Em 1° lugar, (quem não está do lado de Jesus no culto, pode estar arrumando uma confusão). Se você observar, os escribas e fariseus falavam em voz alta, aponto de Jesus também ouvi-lo, isto mostra que eles queriam arrumar uma confusão.
Em 2° lugar, (Jesus é o médico e salvador dos perdidos). A resposta de Jesus revela duas coisas: ele é o médico dos doentes e o salvador dos pecadores.
Em 3° lugar, (quem é justo aos seus próprios olhos, ainda continua nos seus pecados). Os escribas e fariseus que se achavam justo aos seus próprios olhos estariam se excluindo do reino dos céus, se não considerasse serem pecadores.
Em 4° lugar, (encontramos Deus na justiça de Cristo). Somos informados pelo texto, que é na justiça de Jesus que o pecador encontra salvação, e não na justiça própria do homem.
Em 5° lugar, (o perigo de se justificar a si mesmo). Nesse texto Jesus mostra que a medicina é importante, reconhecer que um pecador é importante, mas achar justo aos próprios olhos é perigoso.
Em 6° lugar, (quando o homem justifica a si mesmo, ele acaba dispensando a justiça de Deus). Jesus conscientizou aqueles escribas e fariseus, a razão deles não está na mesa com ele, é justiça própria do homem, que coloca ele longe da justiça de Deus.
Em 7° lugar, (Jesus é o único que cura a alma ferida). A salvação, é uma cura oferecida pelo médico dos médicos e não pela religião.
Em 8° lugar, (Jesus não veio trazer uma religião, mas vida). A missão de Jesus, não é dar vida para uma religião, mas ressuscitar os mortos, que nunca fizeram parte dela.
Em 9° lugar, (Jesus não veio trazer uma inovação na religião, mas começar do zero). Jesus não veio remendar a religião Judaica, mas começar ela do zero.
O jejum dos discípulos de joão
18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?
Em 1° lugar, (o jejum ensinado por Jesus, é um segredo entre você e Deus). Jesus ensinara acerca do jejum, que não deveria ser um espetáculo, nesse caso aqui estava sendo.
Em 2° lugar, (o jejum não deve ser feito para conservar a tradição). Somos informados no texto de Lucas, que os fariseus jejuavam duas vezes por semana, que passou a ser um ritual entre eles. Lc 18:12
Em 3° lugar, (quem segue normas obrigatórias, precisa ser liberto por Jesus). Na passagem anterior, Jesus estava na casa de Levi em um banquete, talvez fosse um dos dias do jejum. Mc 2:16
Em 4° lugar, (Jesus não segue a tradição dos religiosos, mas o reino de Deus está crescendo). O que é interessante notar, que Jesus segue uma linha diferente dos religiosos, a obra está crescendo, os milagres não para e encheu de invejas seus inimigos.
Em 5° lugar, (servir a Deus de verdade, é se libertar da religião). Esse texto nos ensina que servir a Deus, não é colocar debaixo do jugo da religião.
Em 6° lugar, (o nosso relacionamento com Deus, deve estar acima dos preceitos humanos). O nosso relacionamento com Deus, é mais importante do que o relacionamento com a religião.
19 E Jesus disse-lhes: Podem, porventura, os filhos das bodas jejuar, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.
Em 1° lugar, (Jesus é o noivo, que transmite alegria). Jesus responde à pergunta sugerida com outra pergunta, e revela o que está acontecendo de fato, ele é o noivo, o momento é de festa e não de tristeza.
Em 2° lugar, (aproveita o momento que você tem com Jesus). Os discípulos de Jesus estavam aproveitando o momento e não estavam presos na religião.
Em 3° lugar, (tristeza é sinônimo da ausência de Jesus). A ausência de Jesus, é que causa tristeza e não sua presença.
Em 4° lugar, (toda tristeza cessara quando a igreja estiver na glória). Jesus revelou como será a sua igreja na glória, não há espaço para tristeza, é só alegria.
Em 5° lugar, (Jesus ensina que o jejum é uma luta espiritual, o mundo não percebe, só Deus vê). O jejum ensinado por Jesus muda de figura quando tem que lavar o rosto, ungir com óleo, porque quando você consagra estará entrando na presença de Deus e não haverá mais tristezas.
Em 6° lugar, (Jesus não veio fazer das tradições a sua igreja, mas do seu próprio sangue). É por isso, que entendemos que Jesus não veio remendar a religião, mas começar do zero.
Em 7° lugar, (o reino dos céus, é tido como preparativo para o casamento). O reino dos céus é comparado a um casamento, e não a há um funeral.
20 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.
Em 1° lugar, (o jejum é válido, desde que ele seja para Deus). Esse verso mostra que o jejum é necessário, mas as características dele devem ser mudadas.
Em 2° lugar, (o jejum, é um revestimento para enfrentar os dias tenebrosos). Jesus aqui estava falando de sua morte, que seria um momento de tristezas para os discípulos, esse é o propósito do jejum, para enfrentar dias difíceis.
Em 3° lugar, (o esposo será tirado, mas o contrato de casamento é mantido). Mas a ideia aqui não é de viver todo tempo triste, pois só será tirado o esposo, e não inter-rompimento do casamento.
Em 4° lugar, (breve a noiva se encontrará com seu noivo e cessaram de uma vez, todo jejum). O texto deixa claro, "jejuarão naqueles dias" e não o tempo todo.
Em 5° lugar, (a igreja sempre se prepara, para encontrar com seu noivo). Portanto, a igreja tem um noivo, que está aguardando a sua chegada, com cabeça ungida, com rosto lavado, com semblante alegre e esse é o jejum dos cristãos.
Em 7° lugar, (jejuamos para encontrar com nosso noivo). Se o noivo foi tirado, e logo em seguida vem o jejum, então o propósito do jejum não é porque ele foi, mas, porque ele há de vir.
21 Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.
Em 1° lugar, (a igreja nasceu em Cristo e não no judaísmo). Aqui Jesus mostra, que ele não veio melhorar o judaísmo, mas começar uma igreja nova.
Em 2° lugar, (não podemos arruinar algo novo, com velhas coisas estragadas). Aquilo que está velho, não pode estragar o que é novo.
Em 3° lugar, (o caminho que é Jesus está perfeito, não precisa de remendo). O remendo serve para tapar buraco de estrada velha, Jesus é o caminho novo.
Em 4° lugar, (aquilo que é novo, se misturar com algo velho, perde o seu valor). O pano novo em roupas velhas perde o seu valor.
Em 5° lugar, (o reino do céu é puro e dispensa as impurezas). Não pode haver gambiarra no reino dos céus.
Em 6° lugar, (o que não dá fruto no reino, deve ser retirado, para que os outros possam dar mais frutos). Jesus ensina que aquilo que atrapalha na obra, não deve ser utilizado nela.
Em 7° lugar, (no reino do céu não há um jeitinho de tapeação). O Alfaiate não pode enganar os seus clientes com remendos velhos, que causará mais prejuízo do que lucro.
22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.
Em 1° lugar, (não coloca vinho novo em vasos velhos). Se o vaso não for novo não pode receber o vinho.
Em 2° lugar, (não podemos colocar a perder, com aquilo que já está perdido). Não devemos destruir aquilo que está bom, através do que não presta.
Em 3° lugar, (aquilo que causa suspeitas, dúvidas, deve ser descartado para o reino). Aquilo que está velho causa muitas suspeitas, dúvidas e essas coisas não servem para o reino dos céus.
Em 4° lugar, (quando não há união no reino, os prejuízos na certa). No reino de Deus, quando as coisas não se combinam, a tendência é causar prejuízo na obra de Deus.
Em 5° lugar, (não deixe os vasos envelhecer como vinho novo). Tem muitas pessoas que recebem vinho novo e não procuram renovar os vasos, logo estão desviando da igreja.
Em 6° lugar, (quando um vaso cheio estraga o prejuízo é fatal). Quando o vaso estraga sozinho, haverá menos prejuízos, mas quando eles corrompe com o vinho, o prejuízo é maior.
Em 7° lugar, (seja um vaso novo e se encher do Espírito Santo). No reino de Deus é assim; quem se renova, está perto de receber o vinho como símbolo do Espírito Santo.
Jesus é Senhor até do sábado
23 E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
Em 1° lugar, (Jesus não viveu debaixo das tradições de homem, mas da palavra de Deus). Se Jesus estivesse guardando o sábado conforme as recomendações dos judeus, ele estaria quebrando o sábado.
Em 2° lugar, (os discípulos estava respaldado na Bíblia, quando o colherem espigas). A Bíblia nos informa que os discípulos poderiam passar na seara e colher espigas para matar sua fome, mas não poderia levar para sua casa.
Em 3° lugar, (o homem é mais importante do que a religião). A necessidade humana está acima de qualquer religião.
Em 4° lugar, (quem está do lado de Jesus é livre). Os discípulos do lado de Jesus, não estavam presos à religião.
Em 5° lugar, (os discípulos eram servos de Jesus e não do sábado). Porque os discípulos não viram o sábado como obstáculo para eles? Devido à presença de Jesus.
Em 6° lugar, (Jesus é o senhor do sábado). Jesus é maior que sábado.
24 E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Em 1° lugar, (os fariseus seguirem os passos de Jesus para todo lado, não para servir, mas para condenar). Os fariseus fizeram essa interrogação, porque eles procuravam alguns meios para pegar Jesus no contrapé.
Em 2° lugar, (por falta de conhecer a Bíblia os fariseus perseguiram a Jesus). Por falta de conhecimento das escrituras.
Em 3° lugar, (os fariseus colocaram o sábado acima dos seres humanos e esse não é o seu propósito). O sábado, para os fariseus, era mais importante do que a necessidade das pessoas.
Em 4° lugar, (quem se coloca do lado da religião, escraviza as pessoas). Percebemos que todo aquele que defende uma religião, ofende as pessoas.
Em 5° lugar, (os fariseus eram os fiscalizadores da religião judaica). Por que Jesus passa em uma seara e os fariseus descobrem?
Em 6° lugar, (quando uma seita está acima das pessoas, ela foge da palavra de Deus). Quando uma religião é mais importante do que as pessoas, ela perde o propósito do reino de Deus.
25 Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Esse versículo gira em torno da necessidade humana e sobre esse assunto, Jesus faz uma pergunta, mostra a importância de socorrer os necessitados e valoriza a leitura da Bíblia.
Em 1° lugar, (Jesus valoriza a leitura da Bíblia). Jesus responde os fariseus com uma pergunta a respeito da leitura da bíblia, se eles já leram ou estão cegos concernentes ao texto.
Em 2° lugar, (as tradições têm que servir de apoio para o homem e não de escravidão para ele). Jesus levanta uma questão da necessidade do homem, ela deve estar acima dos preceitos da lei.
Em 3° lugar, (quem é leitor da Bíblia deve amar o próximo). Com essa passagem bíblica, Jesus ensina quem lê a Bíblia e coloca em prática, não ofende as pessoas.
Em 4° lugar, (quem se apega à religião esquece da salvação). Somos informados pelo motivo de tropeçar na Bíblia, que é possível manter a pessoa religiosa, mas não salva.
Em 5° lugar, (é preciso que haja mantimento na casa de Deus para socorrer os que não tem). O texto mostra que na casa de Deus, sempre deve ter o pão para socorrer os necessitados e matar a fome dos que nada têm.
Em 6° lugar, (a Bíblia só funciona se for regado com amor). Como essa colocação de Jesus, percebemos que não adianta ler o texto bíblico, mas não ter amor pelo próximo.
26 Como entrou na Casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
Este verso gira em torno de um pão que não era lícito comer, mas que foi comido, isso parece com a graça de Deus, que foi dada aos que não mereciam.
Em 1° lugar, (quando o pão não cumprir seu propósito, quem precisa dele morrerá de fome). Quando o pão na casa de Deus não serve para matar a fome dos famintos, eles estão perdidos.
Em 2° lugar, (a casa de Deus é chamada Casa do pão). Davi estava faminto com seus companheiros, encontrou pão na casa de Deus.
Em 3° lugar, (se as normas estabelecidas pela igreja, não for para abençoar os seus membros, quem desobedecer, Deus não punirá a ele). Somos informados, se as normas da igreja não tiverem um propósito de abençoar as pessoas, você não será punido por Deus por não obedecer.
Em 4° lugar, (a igreja deve ser o ponto socorro de Jesus). Quando a pessoa entra na igreja e não é socorrida, é porque não tinha solução nela.
Em 5° lugar, (é na igreja que encontramos o alimento espiritual). No sentido espiritual, Davi chegou à igreja com fome, mas saiu saciado.
Em 6° lugar, (quem busca alimento na religião morrerá de fome). Davi chegou à igreja, tomou posse da bênção, a religião não lhe dava direito, mas ele conseguiu com seus esforços.
27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado.
28 Assim, o Filho do Homem até do sábado é senhor.
Em 1° lugar, (o homem deve estar acima da religião e Deus acima dele). Esse verso mostra que o homem está acima do sábado e Deus acima dos dois.
Em 2° lugar, (o sábado foi dado como presente para o homem e não como juiz). O sábado foi dado ao homem para descansar, mas se ele não quiser o sábado não pode condenar ele.
Em 3° lugar, (o sábado não pode ser Senhor do homem, pois ele já existia antes dele). Deus não fez o homem pensando no sábado, mas fez o sábado pensando no homem.
Em 4° lugar, (se o sábado escraviza o homem, é porque ele perdeu a sua liberdade em Cristo). Desde quando que o homem está preso devido ao sábado, ele precisa desesperadamente ser liberto por Cristo.
Em 5° lugar, (Jesus o senhor do sábado). Se Cristo colocou o homem acima do sábado, não é de se esperar, que Jesus ia colocar o sábado acima de si mesmo.
Em 6° lugar, (o sábado, era para ser uma bênção e não escravidão). Somos informados que, quando o sábado não coopera para o bem das pessoas, ele perde o seu propósito.
Comentários
Postar um comentário