Jesus é rejeitado em Nazaré
Mt 13:53-58 Lc 4:16-30
Esses seis primeiros versos vão revelar que Jesus chega à sua terra, mas não é bem aceito pela sua família. Vejamos as lições preciosas encontradas nesse texto.
1 E, partindo dali, chegou à sua terra, e os seus discípulos o seguiram.
Em 1° lugar, (Jesus não foi para sua terra tirar férias). Jesus não vê a sua casa como lugar de descanso, mas de oportunidade para o reino de Deus.
Em 2° lugar, (o bom discípulo é aquele que não abre mão do seu mestre). Os discípulos sempre estavam na companhia de Jesus para onde ele ia.
2 E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Em 1° lugar, (necessidade que Jesus via nas pessoas era da palavra). Jesus priorizava o ensino da palavra de Deus.
Em 2° lugar, (o sábado serviu para Jesus aproximar as pessoas mais de Deus). O texto nos se forma, que o sábado e a sinagoga para Jesus, eram porta aberta para ensinar a palavra de Deus.
Em 3° lugar, (Jesus o libertador dos cativos). Muitas pessoas estavam presas por causa do sábado, mas se as suas aproveitava ele para colocá-las em liberdade.
Em 4° lugar, (Jesus deixou o seu auditório admirado com a palavra de Deus). Os frequentadores das sinagogas voltaram admirados após ouvir Jesus ensinar.
Em 5° lugar, (Jesus tinha a palavra de Deus para o coração dos homens). As pessoas sabiam de onde Jesus viera, mas não sabia de onde veio a mensagem que ele pregava.
Em 6° lugar, (Jesus pregava aos ouvidos e aos olhos do povo). As pessoas ouviam e viam o que Jesus estava fazendo.
Em 7° lugar, (culto com Jesus, tinham palavra e milagres). Quando Jesus começa a pregar, as maravilhas acontecem no decorrer do culto.
3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
Em 1° lugar, (Jesus vai mais além das aparências humanas). Conhecer Jesus simplesmente como um mero homem, não terá suas vidas transformadas.
Em 2° lugar, (ainda não compreenderam quem é Jesus). As pessoas conheciam Jesus como carpinteiro, mas diz conhecia que ele era o Messias.
Em 3º lugar, (Jesus ajuda financeiramente e espiritualmente). Jesus trabalhou muito na carpintaria ajudando a sua família financeiramente, mas agora, ele estava trazendo uma ajuda espiritual.
Em 4º lugar, (Jesus tem o que mais ninguém tem). Jesus tinha o que seus irmãos não tinham, por isso, eles ficaram escandalizados.
Em 5º lugar, (Jesus surpreendeu a todos com algo novo). Jesus passou 30 anos na carpintaria, mas com 3 anos de ministério, ele deixava as pessoas admiradas com algo novo.
4 E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa.
Em 1° lugar, (seu povo quer ser abençoado pelo profeta, é preciso honrá-lo o trabalho que ele faz). Quando o profeta perde a honra, as pessoas o deixam ser beneficiado através dele.
Em 2° lugar, (muitos perdem a benção por não aceitar o abençoador). Somos informados pelo texto, quando o profeta tem honra fora da sua casa e não nela, eles perdem muitos benefícios.
Em 3° lugar, (Jesus não deixou de ser profeta na sua casa). O texto nos informa que Jesus retornou para os seus parentes como um profeta e não como um carpinteiro.
Em 4° lugar, (quem não crer na transformação de Deus, fica sem ser transformado). As pessoas tinham em mente a respeito de Jesus, o velho carpinteiro e não como um novo profeta.
5 E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
Em 1° lugar, (Jesus limitou os seus milagres devido à rejeição). A família de Jesus fechou as portas para ele como profeta.
Em 2° lugar, (a causa de muitas doenças é a rejeição da palavra de Deus). Muitas pessoas continuam doentes onde o profeta não é bem-vindo.
Em 3° lugar, (não vale a pena ajudar a quem se sente mal pela ajuda). Onde existe ingratidão, as bênçãos podem ser não favoráveis para aqueles que recebem.
Em 4° lugar, (onde opera a incredulidade Deus permite a limitação do seu poder). Quem pode fazer coisas grandes é desprezado, ele acaba fazendo coisas pequenas.
Em 5° lugar, (povo que vê as maravilhas de Jesus e se escandalizam). Se você observar a leitura do texto, entenderá que logo ao início eles se maravilharam e depois se escandalizaram por causa de Jesus.
6 E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.
Em 1° lugar, (infelizmente existem aqueles que deixam Jesus admirado não com a fé, mas com a incredulidade). Jesus fica admirado, pois, onde ele deveria ter o maior apoio seu ministério, ele encontra em incredulidade.
Em 2° lugar, (muitas pessoas deixaram de receber a benção porque estava contra o abençoador). O texto nos informa que Jesus curou ali poucos enfermos, pois o auditório ouvia com incredulidade.
Em 3° lugar, (pouca oportunidade tem para salvação, aqueles que endurece o coração). Jesus não fica insistindo onde existe incredulidade, ele vai para outro lugar anunciar o reino de Deus.
Em 4° lugar, (se os teus não aceitar a mensagem leva ela para outros). Quando um profeta não tem honra na sua cidade, não significa que Deus não tem nada com ele em outro lugar.
Em 5° lugar, (o evangelho não pode parar). O povo pode até impedir o profeta, mas não poderá interromper a palavra de Deus.
As instruções para os doze
Mc 6:7-13 Mt 10:1-15 Lc 9:1-6
Esse texto Jesus chama os 12 apóstolos, ao qual haviam escolhido antes e agora separam eles em seis grupos, de dois em dois e os envia a pregar e a libertar os cativos, Jesus já treinara eles e agora estava colocando em prática, para ver como se saía na obra e o resultado foi surpreendente.
7 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos,
Em 1° lugar, (Jesus experimenta os seus discípulos na obra). Jesus havia escolhido os doze, agora ele envia para ver se passava no teste de obreiro.
Em 2° lugar, (bom obreiro, é aquele que faz outros obreiros para obra). Jesus como um bom discipulador, faz um teste com discípulos antes de voltar para o céu.
Em 3° lugar, (Jesus quer te usar assim como ele foi usado). Os discípulos sempre viam Jesus operando milagres, agora chegou a hora deles verem os milagres no entender das suas mãos.
Em 4° lugar, (todos têm o mesmo poder para fazer a obra). O texto não mostra, que uns recebem mais poder do que o outro para fazer a obra.
Em 5° lugar, (não há comunhão entre as trevas e a luz). Os discípulos não deveriam negociar com os demônios, mas expulsá-los.
8 e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto;
9 mas que calçassem sandálias e que não vestissem duas túnicas.
Em 1° lugar, (Jesus tira a mente dos discípulos de bens materiais, para fazer a obra). Os discípulos deveriam depender do provedor e não da provisão.
Em 2° lugar, (o discípulo acumula tesouro no céu e não na terra). Os discípulos não chegavam no fim do dia dizendo, hoje eu ganhei tanto, mas sim, hoje eu me doei bastante.
Em 3° lugar, (não seja distraído na obra de Deus devido ao dinheiro). De acordo com as palavras de Jesus, quem se envolve na obra não pode deixar o dinheiro roubar seu tempo.
Em 4° lugar, (quando o coração está sedento pelas almas, as mãos recusas envolver-se com dinheiro). A bagagem que os discípulos carregam para fazer a obra deve estar no seu coração e não em suas mãos.
Em 5° lugar, (alcançar o coração do pecador deve ser o alvo de todo obreiro, sem viver preocupado com outra coisa). Receber algo mais pelo caminho pode distrair o propósito da missão e Jesus não quer que os discípulos se embaracem com isso.
Em 6° lugar, (não deixe a riqueza te esfriar na fé). Os bens materiais fazem muitas pessoas usarem pouco a sua fé e quantos menos usam, mais frio de fé fica.
10 E dizia-lhes: Na casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali.
Em 1° lugar, (obreiro foi chamado para trabalhar e não para dar trabalho). Jesus não chamou o obreiro para ficar passeando na obra e nem tão pouco ficar mudando de casa em casa, gastando todo o seu tempo.
Em 2° lugar, (seja sensível e não agressivo). Jesus nos ensina com esse verso, que se o obreiro não for humilde ninguém suportará.
Em 3° lugar, (se o obreiro não for capaz de viver unido, jamais ele unirá as pessoas a Cristo). O obreiro precisa aprender a viver em família se ele pretende ganhar ela para Jesus.
Em 4° lugar, (o obreiro precisa sair de um lado para outro de cabeça erguida e não escandalizado). O obreiro precisa ficar em uma casa, até terminar a missão naquela região e não até quando arrumar uma confusão.
11 E, quando alguns vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no Dia do Juízo para Sodoma e Gomorra do que para os daquela cidade.
Em 1° lugar, (quem se faz surdo para o evangelho não fica sem punição). Nem todos aceitaram o evangelho, mas todos darão conta da sua rejeição.
Em 2° lugar, (quem rejeita o evangelho não escapará do juízo). Somos informados no texto que, quando a pessoa rejeita o evangelho, ela está acumulando ira para si no dia do juiz.
Em 3° lugar, (no julgamento uns serão cobrados mais do que outros). Quem deixar de ouvir o evangelho poderá ser mais punido que homossexuais, que não tiveram a oportunidade de ouvi-lo.
Em 4° lugar, (não perde tempo para quem não tem tempo para ouvir). O mensageiro não deve perder tempo para quem não está interessado em ouvir a palavra.
Em 5° lugar, (não tem desculpa no juiz quem não ouviu o evangelho). Quem despreza o mensageiro de Deus enfrentará o seu juízo.
Em 6° lugar, (rejeitar o evangelho, é enquadrar numa situação pior do que os sodomitas). Fomos informados que Sodoma e Gomorra, não escaparão do juízo de Deus, mas que serão menos punidos que os que rejeitaram o evangelho.
12 E, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse.
13 E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.
Em 1° lugar, (o arrependimento é o tema de todo bom missionário). A mensagem prioritária dos discípulos, era sobre o arrependimento.
Em 2° lugar, (os discípulos não tinham duas mensagens, uma que juntava o tesouro no céu e a outra, tesouro na terra). Fomos informados pelo texto, que cada discípulo tinha a mesma mensagem, Jesus não ensinou eles a pregar o arrependimento e prosperidade.
Em 3° lugar, (palavras simples, mas poderosas para salvar). A mensagem dos discípulos era simples e objetiva, mas levava o povo à salvação.
Em 4° lugar, (quem aprende com Jesus não bate papo com demônio). Fomos informados pelo texto, que os discípulos aprenderam com seu mestre, expulsavam os demônios, mas não dialogavam com eles.
Em 5° lugar, (tenha sempre óleo sobre si). O texto nos informa que os discípulos tinham autoridade sobre si, mas que não deixava de levar o óleo.
Em 6° lugar, (não unge endemoniado com óleo). O texto mostra que os discípulos usavam o óleo para curar os enfermos, e não para expulsar os demônios.
Em 7° lugar, (curas e não engano). Os enfermos ficavam curados e não anestesiados.
A morte de João Batista. Mc 6:14-29
Mt 14:1-12 Lc 9:7-9
Esse texto relata sobre a morte de João Batista, nele encontramos um rei embriagado fazendo um voto incalculável, que levou a morte de João Batista. Veremos algumas lições preciosas encontradas nesses versos.
14 E ouviu isso o rei Herodes ( porque o nome de Jesus se tornara notório ) e disse: João, o que batizava, ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
Em 1° lugar, (Herodes se livrou de João, mas não da acusação mental do seu pecado). Um receio da morte de João, ainda passava pela cabeça de Herodes.
Em 2° lugar, (Herodes, o ouvinte que não coloca em prática a palavra). Herodes sabia que João batizava, mas ele não se arrependeu dos seus pecados.
Em 3° lugar, (Herodes deixou o pecado destruir a sua fé). Herodes até sabia que os mortos poderiam ressuscitar, mas preferiu tomar a mulher do seu irmão e coabitar com ela.
Em 4° lugar, (Herodes tirou João de pregar, mas não conseguiu se livrar dele, na sua mente). O texto mostra que as pessoas traziam notícias dos feitos de Jesus para Herodes e ele atribuía a João.
Em 5° lugar, (Herodes acreditava que depois da ressurreição, os mortos poderiam receber algum poder do mundo invisível). Herodes sabia que João não operava milagres quando vivo, mas pensava que a morte o colocaria com o mundo invisível e lhe permitia exercer seus poderes.
Em 6° lugar, (Herodes equivocado a respeito de Jesus). O texto mostra que Jesus operava maravilha e não João Batista.
15 Outros diziam: É Elias. E diziam outros: É um profeta ou como um dos profetas.
16 Herodes, porém, ouvindo isso, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dos mortos.
Em 1° lugar, (Jesus é confundido como Elias devido aos milagres). Jesus foi considerado como profeta Elias, devido às maravilhas que estava operando, que também foram destaque nos dias de Elias
Em 2° lugar, (não confundam Jesus com Elias). Jesus é confundido com Elias, por causa da expectativa que Elias viria.
Em 3° lugar, (Jesus o profeta maior do que Elias). Jesus é confundido com Elias, por causa de ser um grande profeta.
Em 4° lugar, (Herodes atribui que o morto pode receber poder ao ressuscitar). Herodes contesta que Jesus era João, pois acreditava que o morto receberia poder ao se ressuscitar.
Em 5° lugar, (Herodes traz à memória o seu pecado não confessado). João Batista não foi apagado da memória de Herodes, sendo assim ele sempre lembrava o seu cruel pecado.
Em 6° lugar, (Herodes o matador de profeta). Herodes o rei precipitado em fazer promessa, que acabou na morte de João Batista.
Em 7° lugar, (Herodes um rei que não deve ser imitado). Herodes mandou degolar João para garantir a sua palavra e não a sua conduta.
Em 8° lugar, (Herodes que tolerava mais do seu pecado do que o homem de Deus). Herodes, o rei que matou o profeta para defender o seu pecado.
17 Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João e encerrá-lo manietado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela.
18 Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
Em 1° lugar, (Herodes odeia quem fala do seu pecado). Herodes o rei que toma a mulher do seu irmão e não aceita ser denunciado.
Em 2° lugar, (Herodes o rei de mau exemplo para família). Herodes o rei que não respeita a família do próximo.
Em 3° lugar, (o verdadeiro profeta denuncia o pecado de qualquer um). Herodias traiu seu marido com Herodes e o profeta denunciou esse pecado.
Em 4° lugar, (o pecador sempre que ter paz com seu pecado). Herodes queria ter sossego com seu pecado, por isso livrar-se de quem acusava para ele era mais vantagem.
Em 5° lugar, (João defendia o valor do casamento). Mesmo que João não fosse casado, ele valorizava o valor do casamento e rejeitava a traição.
Em 6° lugar, (um abismo sempre chama outro). Herodes não abriu mão do seu pecado e ainda vai mais fundo prendendo o profeta.
19 E Herodias o espiava e queria matá-lo, mas não podia;
20 porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo; e guardava-o com segurança e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa vontade o ouvia.
Em 1° lugar, (o pecador não quer ser denunciado dos seus pecados). Herodias por causa da denúncia do seu pecado armava armadilha para matar João.
Em 2° lugar, (Herodes deixa de temer a Deus por causa da sexualidade). Herodes tinha João como profeta, mas ele preferiu trocar o profeta pelo seu pecado.
Em 3° lugar, (Herodes o homem carnal). Herodes dava ouvido para sua carne, e mantinha em escravidão o seu espírito.
Em 4° lugar, (quando o pecado toma conta do coração do homem, ele ignora a justiça e a santidade). João era Santo justo aos olhos de Herodes, mas ele preferiu lançar o profeta na prisão.
Em 5° lugar, (o homem que troca a palavra de Deus pelo sexo). Herodes até gostava da mensagem de João, mas a sua prioridade estava na sexualidade.
Em 6° lugar, (aquele que não mede as consequências das suas palavras pode levar a outro a morte). Herodes protegia João de Herodias, mas acabou entregando a morte por abrir a sua boca precipitadamente.
Esses dois versos centram-se na promessa do rei que disse: "pede-me que queres, e eu te darei". Para chegar a essa altura o rei tinha: a) ocasião favorável, b) dia de aniversário, c) banquete em sua casa, d) os grandes foram convidados, e) a filha de heródias dançou na sua presença, f) o rei se agrada com a dança.
21 E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia do seu aniversário, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,
22 entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
Em 1° lugar, (cuidado quando a ocasião é favorável para você). O inimigo aproveitou o dia favorável de Herodes, para levantar uma cilada de morte contra João Batista.
Em 2° lugar, (cuidado com o agrado deste mundo). A Bíblia nos ensina que quando o inimigo quer atacar primeiro ele começa agradando.
Em 3° lugar, (o diabo arma emboscada para matar João, usando as mãos de Herodes). O diabo usa Herodes para tramar a morte de João Batista, pois ele bem sabia que aquela jovem dependia da mãe, que não queria outra coisa senão a morte de Batista.
Em 4° lugar, (aniversário que terminou com a morte de João Batista). O bolo apresentado no aniversário de Herodes veio coberto de sangue, foi a cabeça de João Batista.
Em 5° lugar, (o inimigo estava trabalhando na beleza feminina para destruir o profeta). O texto nos informa que a filha de Herodias sabia do aniversário do rei, e veio com roupas preparadas para essa dança.
Em 6° lugar, (o que Herodias sempre pedia para Herodes, ela conseguiu através da sua filha). o rei promete para jovem, mas quem escolhe o presente é a sua mãe.
23 E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino. 24 E, saindo ela, perguntou à sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João Batista.
Em 1° lugar, (Herodes faz juramentos que Herodias mais queria fazer). Os juramentos eram sempre feitos em propósito de vingança, foi isso que Herodias aproveitou de Herodes.
Em 2° lugar, (Herodias preferiu a cabeça de João Batista, quem deu o direito de escolher foi Herodes). Sempre quem está disposto a dar a qualquer coisa, não tenho direito de escolher o que vai dar.
Em 3° lugar, (Herodes sem querer, presenteou a cabeça de João no seu aniversário). Quem deixa os outros escolher o que quer, fará aquilo que não queria fazer.
Em 4° lugar, (Herodias realiza o seu sonho no aniversário de Herodes, com a cabeça de João Batista). A menina dependia da sua mãe para escolher, mas sua mãe já escolhera o presente, só faltava a ordem da liberação.
Em 5° lugar, (quem ama o pecado odeia que prega contra ele). Herodias queria ser liderada pelos seus pecados e não pelas palavras de João Batista.
Em 6° lugar, (quem não sabe fazer promessa, acaba entregando o direito dos seus filhos). Quando o rei promete até metade do seu reino para aquela jovem, ele estava desprezando a sua família que são herdeiros legítimos.
25 E, entrando apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que, imediatamente, me dês num prato a cabeça de João Batista.
Em 1° lugar, (quem se apressa para matar, não deseja que ele viva um minuto a mais). O texto disse que a menina entrou apressadamente, certamente havia uma liderança de sangue guiando ela.
Em 2° lugar, (o rei caiu na armadilha, mas a vítima do ataque foi João Batista). A menina que agradara o rei com a sua dança, agora as tormentas com as suas palavras.
Em 3° lugar, (a morte de João Batista foi tramada por Herodias, trabalhada pela jovem e confirmado pelo rei). O pedido da menina foi direcionado pela sua mãe, mas quem mandou pedir foi o próprio rei.
Em 4° lugar, (a menina que realiza o sonho da sua mãe com a cabeça do profeta). A menina coloca a pressa no rei, para que ele não mude de ideia.
Em 5° lugar, (Herodias que ter certeza da sua barbaridade). A menina perde a cabeça de João Batista no prato, para ter certeza que não foi enganada com seu pedido.
Em 6° lugar, (o diabo deixa a pessoa alegre por um momento e depois deixa ele ficar triste pelo resto da vida). O texto mostra que no lugar em que a menina deixou o rei alegre, agora fica triste.
26 E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
Em 1° lugar, (quando arrogância toma conta do nosso sentimento, perdemos a beleza do nosso caráter). A tristeza tomou conta do rei, mas arrogância falou mais alto no seu coração.
Em 2° lugar, (quem não tem coragem para optar pelos seus sentimentos, é como se eles não existissem). O rei ficou triste, mas agiu com falsidade da sua tristeza.
Em 3° lugar, (o rei foi alertado pelo seu sentimento, que não ter sucesso diante do Juramento). O rei não agiu pelo sentimento, mas pelas suas palavras de juramento.
Em 4° lugar, (o rei, errou em prometer e em cumprir o que prometeu). O rei preferiu salvar a sua reputação, que a de João Batista.
Em 5° lugar, (o rei deu exemplo com mau exemplo). O rei queria mostrar para os que estavam com ele à mesa, de um rei exemplar, com mau exemplo.
Em 6° lugar, (Herodes não deixou legados de sua imitação). Os convidados do rei aprenderam com ele, de um rei alegre, que fica triste e que dá mau exemplo.
27 E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi e degolou-o na prisão.
Em 1° lugar, (o diabo que entrou no Herodes é o mesmo que entrou em Judas e não tem tempo a perder). Depois que o plano do diabo entrou no coração de Herodes, ele não demorou em atendê-lo.
Em 2° lugar, (Herodes quando viu que não tinha mais jeito, ele queria mostrar ser o cara). Os que foram enviados para executar a morte de João eram liderados por Herodes e a pressa era a ênfase da execução.
Em 3° lugar, (fidelidade e infidelidade de Herodes). Herodes queria mostrar fidelidade com seu juramento, com a infidelidade da sua promessa.
Em 4° lugar, (o rei enviou o executor, que não negociaria com João). O rei já tinha um executor no seu palácio, pronto para cometer as barbaridades.
28 E trouxe a cabeça num prato e deu-a à jovem, e esta a deu à sua mãe.
29 E os seus discípulos, tendo ouvido isso, foram, tomaram o seu corpo e o puseram num sepulcro.
Em 1° lugar, (as palavras do pregador continua viva ainda que este morra). Herodias conseguiu ficar livre de João, mas não das suas palavras.
Em 2° lugar, (se Herodes mandou executar João por causa do que ele disse, na verdade, João morreu, mas as suas palavras estão vivas). Se o João estava preso, o problema não era mais ele, mas as palavras que ele disse essas continuariam vivas.
Em 3° lugar, (se Herodias estava insatisfeita por aquilo que João disse, pior ficaria agora, com a morte do profeta). A jovem realizou o sonho da sua mãe com a cabeça de João Batista, mas não conseguiu apagar as palavras de João Batista da cabeça dela.
Em 4° lugar, (João foi sepultado sem cabeça, mas com verdade). Os discípulos de João notou a falta da cabeça dele, mas não deu para notar a falta da verdade no profeta.
Em 5° lugar, (os discípulos de João não conseguiram tirar ele da prisão, mas deram um sepultamento digno Para ele). Os discípulos de João sempre estiveram ligados com ele, mesmo após morto não abandonou seu corpo.
Em 6° lugar, (o bom discípulo, é aquele que está pronto para enfrentar o que seu mestre enfrentou). Os discípulos de João sabendo que ele foi morto degolado, não fugiram, mas reagiram
A primeira multiplicação de pães e peixes.
Mc 6:30-44 Mt 14:13-21 Lc 9:10-17 Jo 6:1-14
30 E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
Em 1° lugar, (a importância de dar relatório da obra). Jesus enviou os doze apóstolos de dois em dois e agora eles retornam com relatório da obra.
Em 2° lugar, (a palavra é o foco de qualquer bom obreiro). Os apóstolos fizeram com Jesus ordenaram e o ensino era prioridade deles.
Em 3° lugar, (o povo ouviam a palavra e viam os milagres). Os apóstolos trouxeram o relatório com dois fatores importantes, fazer e ensinar, eles pregavam aos ouvidos e aos olhos para ser visto.
Em 4° lugar, (o bom liderado é aquele que comunica para o seu líder o que faz). Os apóstolos não escondiam nada do que faziam para sua liderança, que era Jesus.
Em 5° lugar, (comunica ao seu líder o que você faz). o bom desempenho do líder, é saber que tudo que está acontecendo ele está ciente.
Em 6° lugar, (não cruze os braços para aquilo que seu líder manda fazer). os discípulos não foram preguiçosos no trabalho que lhe foram confiados.
31 E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer.
Em 1° lugar, (recupere as energias perdidas para próximo à peleja). Jesus reconhece a necessidade dos discípulos repousarem um pouco, para repor energia.
Em 2° lugar, (procure um lugar secreto para repor a energia). Não procure estar no meio do povo para recuperar energia como se tivesse tirando férias.
Em 3° lugar, (repousar um pouco). Não faça sacrifício acima que o seu corpo possa resistir.
Em 4° lugar, (não fique sem comer se pretende atender o povo). Lembra que nem só do pão vive o homem, mas também do dele.
Em 5° lugar, (reserve um tempo para comer).
32 E foram sós num barco para um lugar deserto.
33 E a multidão viu-os partir, e muitos os conheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se deles.
Em 1° lugar, (procure sempre aquele momento entre você e Jesus só). Às vezes é preciso ficar a sós com Jesus, você e ele só.
Em 2° lugar, (se ausente de todos para ter um encontro com Deus). Somos informados pela bíblia, que deserto sempre foi o lugar do encontro com Deus, você e ele.
Em 3° lugar, (as multidões atraídas por Jesus). a multidão não desligava de Jesus e sempre estava de olho para onde ele ia.
Em 4° lugar, (Jesus sempre foi recebido por grande multidão). a multidão sempre queria recepcionar Jesus, ainda que fosse um lugar deserto.
Em 5° lugar, (Jesus esvaziou a cidade e povoou o deserto). Nem que a cidade ficasse igual deserto, mas a multidão povoava o deserto como se fosse cidade.
Em 6° lugar, (os cultos que Jesus ministrava sempre era superlotado). A multidão não tinha preguiça de ir para o culto, onde Jesus estaria pregando.
Em 7° lugar, (Jesus abre mão do seu descanso para atender a multidão). Ainda que o particular de Jesus com discípulos não era mais segredo, ele não abre mão da multidão.
34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Em 1° lugar, (Jesus sempre pronto para atender os aflitos.) Jesus nunca tirou os olhos da multidão necessitada.
Em 2° lugar, (a multidão não perdia o culto de Jesus). A multidão nunca deixava Jesus fazer a sua reunião sozinho com discípulos.
Em 3° lugar, (Jesus não viu a multidão como atrapalho para o seu descanso, mas como oportunidade). Os discípulos devem ter ficado zangados com a multidão, porque era um particular deles com Jesus, mas Jesus teve compaixão.
Em 4° lugar, (campo missionário sem pastor). Jesus via as pessoas como campo missionário, sem pastor para pastorear.
Em 5° lugar, (o primeiro passo para arrebanhar as ovelhas é o ensino). Jesus mostra que para as ovelhas ter pastor, elas precisam de ensino.
Em 6° lugar, (para Jesus almas é prioridade). Jesus nunca abriu mão da sua compaixão, quando se trata de almas.
35 E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado; 36 despede-os, para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si, porque não têm o que comer.
Em 1° lugar, (Jesus valorizava a cada hora do dia para pegar). Jesus aproveitava as últimas horas do dia para pregar a palavra.
Em 2° lugar, (Jesus ensinou investir todo tempo no reino de Deus). Jesus não trabalhava no reino de Deus com horário marcado, sempre fazia hora extra.
Em 3° lugar, (em todo tempo pregue a palavra). A palavra deve ser pregada a tempo e fora de tempo e isso fazia Jesus.
Em 4° lugar, (os discípulos estavam mais preocupados com comida do que com a palavra). Os discípulos se aproximaram de Jesus não para cuidar das almas, mas do corpo físico.
Em 5° lugar, (os discípulos sempre com problemas e Jesus com a solução deles). Os discípulos sempre se aproximavam de Jesus, para apresentar os seus problemas e nunca solução deles.
Em 6° lugar, (Jesus sempre mostra uma saída, ainda que não tenha porta para abrir). A visão dos discípulos parece que tinha lógica na perspectiva humana, mas não na de Deus.
Em 7° lugar, (Jesus quer operar no seu deserto). Quando Jesus quer operar, horário avançado e deserto não pode pedir.
Em 8° lugar, (Jesus tem um projeto melhor do que o seu). A proposta dos discípulos parecia ser boa, mas Jesus tinha outra melhor.
Em 9° lugar, (aqueles que vão à Jesus com fome, voltaram saciados). A multidão que chegou com fome, os discípulos queriam que fizesse o mesmo no retorno para suas casas.
37 Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?
Em 1° lugar, (não dispersa a multidão com fome). Os discípulos tinham dito para Jesus despedir a multidão, porém ele respondeu dizendo: primeiro, dai-lhes de comer.
Em 2° lugar, (a igreja o sal da terra e a luz do mundo). A igreja deveria socorrer o mundo na sua necessidade; é o que Jesus ensina aqui.
Em 3° lugar, (Jesus tinha saciado a multidão com a palavra, agora o discípulo deveria saciar com a comida). Os discípulos queriam que a multidão fosse atrás da comida, agora Jesus entrega esse cargo para eles.
Em 4° lugar, (a igreja precisa ter assistência social para atender os necessitados). O trabalho financeiro da igreja faz o complemento com a palavra.
Em 5° lugar, (Jesus tem a solução para o problema mais perto do que imaginamos). Os discípulos não viam a solução perto deles, mas as distâncias.
Em 6° lugar, (Jesus quer trabalhar com a nossa fé e não com nosso dinheiro). Os discípulos tinham dinheiro no caixa, só não tinha fé para contemplar um milagre.
Em 7° lugar, (Jesus vai resolver o problema, sem precisar usar um pouco que você tem). O que os discípulos tinham para resolver o problema era muito pouco, era preciso de um milagre.
Em 8° lugar, (os discípulos mostra impossibilidade para resolver o problema). Os discípulos não puderam apresentar a solução para Jesus, mas mostrar a dificuldade dele.
38 E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.
39 E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a erva verde.
40 E assentaram-se repartidos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta.
Em 1° lugar, (Jesus quer usar o pouco que você tem). Jesus manda procurar um pouco que tem para operar um grande milagre.
Em 2° lugar, (Jesus quer usar o pouquinho que o menino trouxe, para realizar o grande milagre). O texto paralelo disse que um menino é que tinha levado esses cinco pães e os dois peixes, e Jesus estava de olho neles.
Em 3° lugar, (Jesus opera milagre grande e surpreendente). O evangelista Marcos narra a quantidade dos pães e dos peixes e também da multidão, para relatar o tamanho do milagre.
Em 4° lugar, (Jesus não segue a mesma linha de pensamento da impossibilidade). Os discípulos apresentaram muitas dificuldades para resolver essa grande demanda e Jesus ouvindo tudo, mandou sentar a multidão.
Em 5° lugar, (Jesus opera no meio da organização). Não tinha cadeira para o povo sentar, mas tinha organização para tomar o acento.
Em 6° lugar, (seja organizado para receber um milagre). Depois que foram formados os grupos em ordem organizada, aí veio um milagre.
Em 7° lugar, (Jesus tem bênção para todo mundo). A ordem do acampamento serve para que todos participem e não fica ninguém de fora.
41 E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.
Em 1° lugar, (não adianta orar se as coisas não estão organizadas). Depois que tudo estava pronto, bem organizado, Jesus fez a oração.
Em 2° lugar, (todo milagre deve passar pelas mãos de Jesus). Jesus pegou os cinco pães e fez o milagre usando as suas próprias mãos.
Em 3° lugar, (sempre dependa de Deus para o seu milagre). Jesus levantou os olhos céus, não só para dar exemplo, mas para mostrar a sua ligação com Deus.
Em 4° lugar, (os discípulos distribuíram para o povo, o pão da benção de Jesus). Jesus abençoou o pão e partiu o pão abençoado para todos.
Em 5° lugar, (não amaldiçoa a bênção que Deus abençoou). Os discípulos deveriam distribuir o pão abençoado para o povo, da mesma forma que eles receberam de Jesus.
Em 6° lugar, (Deus quer te usar como transmissor da benção). O pão da benção estava diante do povo, mas os discípulos foram os condutores para introduzir.
42 E todos comeram e ficaram fartos,
43 e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.
44 E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.
Em 1° lugar, (a bênção de Jesus é completa). Todos comeram e ficaram saciados.
Em 2° lugar, (Jesus saciara a multidão espiritualmente e fisicamente). O texto mostra que aquela multidão ficou até tarde naquele deserto, se abastecendo da palavra e agora Jesus faz um mesmo com alimento físico.
Em 3° lugar, (Jesus trabalha na eficácia da palavra depois do culto). Jesus não deixou aquela multidão sair daquele culto preocupado com comida.
Em 4° lugar, (se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer). No meio da multidão, tinham aqueles que iam para policial culto, para pegar Jesus encontra-pé, eram inimigos de Jesus, também participaram do milagre.
Em 5° lugar, (Jesus que usar o seu sexto improvisado para o milagre). Não sabemos de onde surgiram os doze cestos no deserto, o que é certo, é que eles serviram para distribuir o milagre.
Em 6° lugar, (Jesus cuida do nosso retorno para nossas casas). havia muita gente naquela reunião, certamente poderiam desmaiar pelo caminho de volta para casa.
42 E todos comeram e ficaram fartos,
43 e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.
44 E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.
Em 1° lugar, (a bênção de Jesus é completa). Todos comeram e ficaram saciados.
Em 2° lugar, (Jesus saciara a multidão espiritualmente e fisicamente). O texto mostra que aquela multidão ficou até tarde naquele deserto, se abastecendo da palavra e agora Jesus faz um mesmo com alimento físico.
Em 3° lugar, (Jesus trabalha na eficácia da palavra depois do culto). Jesus não deixou aquela multidão sair daquele culto preocupado com comida.
Em 4° lugar, (se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer). No meio da multidão, tinham aqueles que iam para policial culto, para pegar Jesus encontra-pé, eram inimigos de Jesus, também participaram do milagre.
Em 5° lugar, (Jesus que usar o seu sexto improvisado para o milagre). Não sabemos de onde surgiram os doze cestos no deserto, o que é certo, é que eles serviram para distribuir o milagre.
Em 6° lugar, (Jesus cuida do nosso retorno para nossas casas). Havia muita gente naquela reunião, certamente poderiam desmaiar pelo caminho de volta para casa.
Jesus anda sobre o mar Mc 6:45-56
Mt 14:22-33 Jo 6:15-21
45 E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
Em 1° lugar, (o descanso foi frustrado, mas a obra de Deus não). O texto anterior mostra que Jesus chegou naquele lugar para descansar com seus discípulos, mas como não deu certo, é hora de partir para outro lado.
Em 2° lugar, (os discípulos estavam sendo preparados por Jesus, a sacrificar o seu descanso). Jesus obrigou os discípulos a atravessar para outro lado, parece que eles queriam ficar por ali mesmo.
Em 3° lugar, (a obra de Deus deve estar acima do descanso humano). Jesus mostra para os discípulos que as coisas não deram certo, não adianta abaixar a cabeça, deve passar adiante.
Em 4° lugar, (esquece o que passou e segue adiante). Jesus manda passar para outro lado, já que o descanso não deu certo; porque a obra não pode parar.
Em 5° lugar, (Jesus valoriza a atitude da multidão). A multidão chegou sem convidar, mas Jesus não despede sem cumprimentar.
46 E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar.
47 E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra.
Em 1° lugar, (não deixe de fazer hora extra na oração). Jesus despede a multidão e vai fazer hora extra na oração.
Em 2° lugar, (a oração nunca é demais). Sempre arrume um tempo além do tempo que você já tem, para oração.
Em 3° lugar, (Jesus sempre valorizava os montes para oração). Monte, oração, comunhão com Deus, sempre está interligado.
Em 4° lugar, (Jesus orava pelos seus discípulos para vencer as dificuldades). Enquanto os discípulos estavam encalhados no meio do mar, Jesus permaneceu na oração.
Em 5° lugar, (Jesus intercede e também socorre). Quando tem alguém intercedendo pelas nossas dificuldades, o socorro logo vem.
Em 6° lugar, (não deixe de orar, ainda que ninguém queira). Jesus tinha doze homens do seu lado, mas na hora da oração nem que fosse sozinho, ele não deixava de orar.
48 E, vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite, aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar adiante deles,
49 mas, quando eles o viram andar sobre o mar, pensaram que era um fantasma e deram grandes gritos.
Em 1° lugar, (Deus é o nosso socorro na hora da angústia). Os discípulos estavam encalhados no meio do mar, mas o socorro chegou na hora certa.
Em 2° lugar, (na limitação do homem, começa o trabalhar de Deus). Às vezes Deus permite que chegassem a nossa limitação, para entrar com a solução.
Em 3° lugar, (Jesus anda por cima do nosso problema). Enquanto os discípulos não conseguiam ir à frente ao barco, Jesus quis passar adiante deles caminhando a pé.
Em 4° lugar, (quanto mais oração mais poder). Jesus, tinha orado até bem tarde da madrugada, por isso, podia andar por cima das águas livremente.
Em 5° lugar, (Jesus encoraja os discípulos para não ter medo). Jesus queria passar adiante dos discípulos, para mostrar que o problema não era tão grave assim para estar assustado.
Em 6° lugar, (sempre tem Jesus à sua frente, para alcançar seus objetivos). Jesus mostra com essa atitude, mesmo que os discípulos já seguiram adiante, era preciso Jesus passar na frente deles, se quisessem chegar do outro lado.
Em 7° lugar, (para Deus tudo é possível). Jesus não escondeu o sobrenatural dos olhos dos discípulos, mostrando que para Deus tudo é possível.
Em 8° lugar, (não é um fantasma sou eu, desse Jesus). Os discípulos estavam apavorados e nesta hora é muito perigoso, porque tem muitos que acreditam que o mal pode acontecer e não o milagre.
Em 9° lugar, (quando estamos no apuro, às vezes perdemos a fé e ficamos com medo). Os gritos dos discípulos não eram de fé, e nem de esperança, mas de medo.
Em 10° lugar, (os sua fé, em vez de gritos). Às vezes os problemas não se resolvem com gritos, mas com fé.
50 Porque todos o viram e perturbaram-se; mas logo falou com eles e disse-lhes: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.
Em 1° lugar, (quem não conhece Jesus vive à sombra do medo). Aqui está o perigo da perdição do mundo, é quando olha para Jesus, não conhece e perturba-se.
Em 2° lugar, (a falta de informação a respeito de Jesus, leva as pessoas a tropeçarem). Jesus é a pedra da esquina para quem crê e de tropeço para quem desconhece.
Em 3° lugar, (não perturbeis o vosso coração, disse Jesus, crede em Deus e também em mim). Jesus fala logo com os discípulos para tirar eles do clima da perturbação.
Em 4° lugar, (tenha bom ânimo). Jesus mostra que diante de circunstância proposta, perturbação não é a melhor escolha, mas sim o bom ânimo.
Em 5° lugar, (sou eu). Jesus ensina que diante das tempestades da vida, o bom é saber que ele está por perto e não o fantasma.
Em 6° lugar, (sou eu; não temais). Sempre quando Jesus está perto acontece estas coisas; ele fala nos sentimos animados, perdemos o medo e sentimos sua presença.
Em 7° lugar, (não tenha medo). Jesus mostra que o desânimo e o medo, sempre fazem parte de quem está perturbado.
51 E subiu para o barco para estar com eles, e o vento se aquietou; e, entre si, ficaram muito assombrados e maravilhados,
52 pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.
Em 1° lugar, (deixe Jesus entrar no seu barco). O seu barco não segue adiante e você está com medo, permita Jesus entrar nele.
Em 2° lugar, (Jesus acalma os discípulos, antes de acalmar o mar). Antes de Jesus acalmar o mar, primeiro ele anima os discípulos, para poder entrar no barco.
Em 3° lugar, (o vento está soprando forte no seu barco, convida Jesus para entrar nele). Em cima do barco onde os discípulos estavam o vento estava furioso, mas só foi Jesus subir, ele se aquietou.
Em 4° lugar, (atrai a presença de Jesus e viva tranquilo). Onde tem a presença de Jesus existe tranquilidade.
Em 5° lugar, (com Jesus no barco é muito melhor). Quando Jesus estava fora do barco, os discípulos estavam perturbados e com medo, agora que Jesus entrou no barco, eles começam a se recuperar e fica maravilhado.
Em 6° lugar, (Jesus opera milagre, que deixa os seus seguidores de boca aberta). Os discípulos ainda não compreenderam o milagre dos pães e Jesus estava operando o outro.
Em 7° lugar, (não duvide; crê somente). Quando não compreendemos o milagre de Deus, o coração endurece.
53 E, quando já estavam no outro lado, dirigiram-se à terra de Genesaré e ali atracaram.
54 E, saindo eles do barco, logo o reconheceram;
Em 1° lugar, (se não consegue atravessar o mar, coloca Jesus na direção do barco). O vento que os discípulos enfrentaram no meio do mar, talvez eles pensassem de não chegar do outro lado, mas Jesus tomou à dianteira e lá estão eles.
Em 2° lugar, (Se Jesus disse: vamos para o outro lado, fico tranquilo porque lá você chegará). Jesus ensina que, tudo que acontece na vida é mais na lição que aprendemos, mas aquilo que ele disse se cumprirá.
Em 3° lugar, (sempre esteja pronto para ir onde o mestre quiser). Quando eles atravessaram para o outro lado, eles amarraram o barco, deixando pronto para a próxima navegação.
Em 4° lugar, (Jesus saiu do barco e foi reconhecido). O barco representa o evangelho dentro de quatro paredes, às vezes é preciso sair dele, se quisermos a expansão do evangelho.
Em 5° lugar, (Jesus vai ao encontro das pessoas). Jesus saiu do barco e foi ter com as pessoas e elas reconheceram ser ele.
55 e, percorrendo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, onde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos.
56 E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou em aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste, e todos os que lhe tocavam saravam.
Em 1° lugar, (todos pelo reino de Deus). A multidão fazia missão, quando descobria, onde Jesus estava.
Em 2° lugar, (Jesus a esperança dos doentes). Nascia no coração dos doentes, há esperança de ser curados, quando sabia que Jesus estava por perto.
Em 3° lugar, (descobri onde Jesus estava, é o primeiro passo para o milagre). A primeira coisa que se fazia, era localizar onde Jesus estava, em seguida, ele era localizar onde estavam os enfermos e trazia todos.
Em 4° lugar, (a compaixão de Jesus muda os corações). Compaixão que estava em Jesus, irradiava o coração de todos e cada um tinha o mesmo objetivo.
Em 5° lugar, (a luta na certeza da vitória). As pessoas não viam sacrifício demais, quando sabia ter soluções para eles.
Em 6° lugar, (Jesus não decepciona quem confia nele). Os doentes não se decepcionavam, em vim encontrar-se com Jesus.
Em 7° lugar, (Jesus e os milagres sempre estavam juntos). Em qualquer lugar que Jesus entrava, até mesmo para descansar, os milagres não cessavam.
Em 8° lugar, (a virtude estava sobre Jesus para curar). Os doentes não precisavam de muita coisa para serem curados, simplesmente, as vestes de Jesus já eram suficientes.
Ribeirão Preto 04/012022
Comentários
Postar um comentário