👉D.D.T.U MARCOS 07 👈

 


Marcos capítulo 07, com 37 versículos tendo mais de 200 temas para você.

 

Esse texto apresenta algumas perguntas que perderia ser feita como, por exemplo: O que seria dos irmãos que moram na região que quase não chove, se toda comida, eles teriam que lavar as mãos? Como ficaria a família, se tirasse o direito dos filhos honrarem os pais por causa das ofertas? Como ficaria o cristianismo, se a doutrina que existisse fosse mandamento dos homens?

O que seria do mundo se Jesus não tivesse vindo para colocar a casa em ordem? Veremos algumas lições extraídas nesse texto.

1  E reuniram-se em volta dele os fariseus e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. 

Em 1°   lugar, (os fariseu e os escribas vinham ao culto para policiar). Quando os Fariseus e os escribas reúnem no culto, não se espere deles (adoração), mas policiamento.

Em 2°   lugar, (sacrifício de tolo). Eles vinham de longe, faziam sacrifícios, mas com motivação errada.

Em 3°  lugar, (no culto, mas contra a pessoa de Jesus). Os fariseus são aqueles que chegaram primeiro, tomava os primeiros assentos, mas contra a pessoa de Jesus.

Em 4°   lugar, (Jesus faz o inimigo cair na cova que fez). A Bíblia nos informa que, que os fariseus, sempre armaram emboscadas contra a pessoa de Jesus, mas Jesus fazia eles caírem nela.

 

2  E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.  

Em 1°   lugar, (fariseus, os fiscalizadores do culto). Os fariseus vão para o culto não para adorar, mas para fiscalizar.

Em 2°   lugar, (os fariseus, limpo por fora e sujo por dentro). Jesus disse para os discípulos: "vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado", mas para os fariseus tinha que lavar as mãos para ficar limpo.

Em 3°   lugar, (os fariseus procuram religiosidade e não santidade). Os fariseus não relevavam pequenos detalhes e tropeçavam em grandes coisas.

Em 4°   lugar, (quem está impuro não pode purificar). Os fariseus preocupavam com cisco nos olhos dos outros, mas carregando uma trave no olho.

Em 5°   lugar, (os fariseus valorizavam mais a religião de que as pessoas, que a frequentavam). Observe que, a repressão que os fariseus faziam não se baseia na santidade, mas na religiosidade.

Em 6°   lugar, (Cristo nos libertou para liberdade e não para escravidão). Esse verso mostra que os discípulos não estavam mais nos preceitos da religião, mas na doutrina de Cristo.

 

3  Porque os fariseus e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;  

4  e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal, e as camas.  

5  Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem com as mãos por lavar? 

 

Em 1°   lugar, (quem se prende na religião, perde o direito da liberdade). Os fariseus ainda estavam presos ao passado, Cristo para eles, não estava servindo de nada.

Em 2°   lugar, (o maior equívoco é ficar seguro naquilo que traz condenação). Esse é o maior perigo que existe no mundo, conservar aquilo que não pode salvar.

Em 3°   lugar, (mandamentos criados por homens não podem substituir os de Deus). Os antigos fizeram da higiene  de mandamentos e os que não obedeciam deveriam ser punidos.

Em 4°   lugar, (o evangelho se encaixa na purificação interna e não externa). Esse negócio de lavar as mãos, não se encaixa no evangelho da Graça, que aceita a qualquer um, até mesmo os moradores de ruas que não tem água suficiente.

Em 5°   lugar, (não somos obrigados a obedecer mandamentos que não seja de Deus). Os fariseus perguntaram para Jesus porque os discípulos não andavam nos preceitos dos antigos e Jesus respondeu; porque são mandamentos de homens.

Em 6°   lugar, (o justo viverá pela fé e não pelo ritualismo). O que os discípulos fizeram, deve ser o mesmo que todos devem fazer: sair dos ritualismos e viver com fé no filho de Deus.

 

6  E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  

Em 1°   lugar, (os falsos se infiltram na igreja). Já era previsto pela bíblia acerca dos falsos, que se infiltram nas férias da igreja.

Em 2°   lugar, (ninguém pega Deus de surpresa). Jesus não ficou surpreso por ver os hipócritas averiguando o seu trabalho.

Em 3°   lugar, (Jesus conhece o que está no coração do homem). Jesus não escondeu o que estava no coração dos fariseus e até mostrou, que o profeta já havia dito isto antes.

Em 4°   lugar, (Jesus não se ilude com honra falsa). Jesus mostra que, honrar a ele de maneira incompleta, não passa de hipocrisia.

Em 5°   lugar, (o culto precisa ser racional, o corpo, alma e espírito, precisa fazer parte dele). O culto que Deus aceita, não pode ser incompetente, de maneira falsa e cheio de vaidade.

 

7  Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.  

Em 1°   lugar, (em vão é honrar o senhor de maneira inadequada). Aqui está o grande perigo, de a pessoa pensar que está certa, quando está completamente errada.

Em 2°   lugar, (Jesus não se deixa ser levado por lábios enganosos). Honrar a Jesus, mais proceder  de maneira errada, não as convença de ser aceito como justo.

Em 3°   lugar, (onde não há a verdadeira palavra, não haverá uma adoração sincera). Quando a pessoa não tem a doutrina de Cristo, adoração dela também é enganosa.

Em 4°   lugar, (quem anuncia o que é falso, debate o que é verdadeiro). Os fariseus propagavam a doutrina dos homens e impediam que Jesus pudesse proclamar a palavra de Deus.

 

8  Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.  

Em 1°   lugar, (povo guiado por mandamento de homens). Os religiosos criam mandamentos para conduzir o povo e desprezam os mandamentos de Deus que leva a vida.

Em 2°   lugar, (onde não há mandamento de Deus, existirá ele Cia dos homens). Sempre quando os mandamentos de Deus são desprezados o humanismo opera e o egocêntrico está em pauta.

Em 3°   lugar, (quem não é servo de Deus é escravo dos homens). Os seres humanos criam lei para si mesma, para não sujeitar as leis de Deus.

Em 4°   lugar, (religião falsa, mandamento de homem). Até hoje, a maioria das pessoas faz parte da religião em que suas leis foram traçadas por homens mortais e assim desprezaram a lei de Deus.

 

Em 5°   lugar, (a verdadeira santidade vai além do estereótipo). Não se podem comparar os mandamentos de Deus a higiene pessoal, porque a pureza vem do coração e não de lavar as mãos.

 

9  E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. 

Em 1°   lugar, (os homens trocaram a verdade de Deus pela mentira). Aqui está a perdição da humanidade, quando invalida os mandamentos de Deus e estabelece os criados pelos homens.

Em 2°   lugar, (homens guiados por homens e não por Deus). Os fariseus tiraram os mandamentos de Deus de circulação e colocaram os deles para funcionar entre o povo.


Em 3°   lugar, (só Jesus tem palavra de vida eterna). Quando os homens não têm os mandamentos de Deus, as ordenanças que eles receberam levaram ao inferno.

Em 4°   lugar, (homens enganados e encanadores). Os Seres humanos sempre quiseram concorrer com Deus com as suas ordenanças e tapeação.

 

10  Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte.  

11  Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor,  

12  nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,  

13  invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.  

Em 1°   lugar, (a oferta nunca pode estar acima da honra aos pais). Existe a lei dos filhos honrarem os pais, mas os fariseus trocaram ela pela oferta.

Em 2°   lugar, (família, vale mais do que dinheiro). Esse é um grande perigo das pessoas tentarem desestruturar a família, devido ao dinheiro.

Em 3°   lugar, (a punição para desonra é a morte). O filho que não honrasse os seus pais, era tirado do círculo familiar e os fariseus estavam passando por cima deste mandamento.

Em 4°   lugar, (os fariseus ensinavam os filhos desonrarem os pais). A Bíblia nunca ensinou a família viver em guerra, porém a religião sempre coloca as pessoas contra outra.

Em 5°   lugar, (quem só pensa no dinheiro acaba destruindo a família). Os fariseus criaram mandamentos que favoreciam os seus bolsos e não a estrutura familiar.

Em 6°   lugar, (o verdadeiro cristianismo se baseia na união da família e não na divisão dela). O que os fariseus ensinavam sobre a oferta era o seguinte: se seu filho tivesse uma oferta para levar na igreja, poderia desrespeitar os seus pais; isto não é  cristianismo, mas religiosidade.

 

14  E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei.  

15  Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem.  

16  Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.  

Em 1°   lugar, (Jesus não só quer falar os ouvidos, mas também o coração). Jesus chama a multidão para perto de si, para maior compreensão da sua palavra.

Em 2°   lugar, (quanto mais perto da palavra mais compreensivo será). Jesus mostra que quanto mais a pessoa se aproxima da palavra, mais fácil fica para compreender.

Em 3°   lugar, (é melhor ficar irado do que fazer uma vingança). O maior perigo não é o que está dentro de nós, mas o que lançamos para fora.

Em 4°   lugar, (é preciso estar atento com aqueles que distorcem a palavra de Deus). Jesus colocou a multidão em alerta, por causa dos religiosos fariseus.

 

17  Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.  

18  E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,  

19  porque não entra no seu coração, mas no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?  

Em 1°   lugar, (os discípulos tinham dificuldade para aprender, mas aprendiam tudo aos pés de Jesus). Os discípulos sempre aproveitavam o particular com Jesus para tirar suas dúvidas.

Em 2°   lugar, (quem ora antes de comer, não se contamina, ainda que a comida esteja contaminada). Fomos informados pela bíblia que toda comida deve ser recebida com ação de graça, isso nunca pode contaminar o cristão.

Em 3°   lugar, (quem não raciocina espiritualmente tem dificuldade para compreender as coisas). Jesus percebe a falta de entendimento dos discípulos, por não ter discernimento das coisas do mundo espiritual.

Em 4°   lugar, (não se contamine por causa de comida em seu coração). Não deixe que as delícias deste mundo, como, por exemplo; a comida sobe para o coração, pois assim você pode se contaminar.

Em 5°   lugar, (guarda o teu coração). A Bíblia nos ensina que devemos guardar o nosso coração, porque, é dele que procede à saída para vida.

 

20  E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem.  

21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,  

22  os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.  

23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

Em 1°   lugar, (o mal do ser humano é quando não sabe fazer o bem). Jesus ensina que o que contamina um homem, é quando ele põe para fora tudo o que não presta.

Em 2°   lugar, (é difícil uma pessoa má viver sem a prática de maledicência). Jesus mostra que, a pessoa que está com coração cheio do que não presta, que é difícil para ele guardar tudo para si só.

Em 3°   lugar, (quem vive com maus pensamentos, anda pecando até antes de se consumar o ato). Tem pessoas que vivem contaminadas com os maus pensamentos, no coração.

Em 4°   lugar, (Cuidado com o adultério dentro do coração). Outro perigo que mora no coração do homem, é o adultério, mesmo sem ser consumado.

Em 5°   lugar, (fuja da avareza). Outro perigo que Jesus mostra é a avareza, que pode estar no coração do homem.

Em 6°   lugar, (não seja invejoso). Outro perigo é a inveja que destrói muitas pessoas

 

A mulher siro-fenícia. Mc 7:24-30 Mt 15:21-28

 

Esse texto nos revela que Jesus sai da terra de Israel, entra no território dos gentios, para estar a sós com seus os discípulos, mas não foi possível, porque lá ele foi conhecido e não teve como não usar misericórdia.

Ficamos a imaginar seguintes; Jesus não tivesse sido descoberto, o que pensaria os gentios a respeito da salvação?

Se aquela mulher não tivesse humilhado aos pés de  Jesus, o que seria da sua filha atormentada pelo demônio?

24 E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se, 

Em 1°   lugar, (Jesus é o mesmo em todo lugar). Jesus em terra estranha com os seus discípulos, continuava com a mesma virtude operando milagres.

Em 2°   lugar, (ide por todo mundo disse Jesus e pregar o evangelho). Jesus não foi pego de surpresa por aquela mulher, a ida dele para lá é a demonstração da expansão do evangelho na terra.

Em 3°   lugar, (primeiro os filhos e depois a todos). O que Jesus disse para aquela mulher ficou entendido que, em pouco  tempo, o evangelho também se endereçava para os gentios.

Em 4°   lugar, (Jesus é uma luz que não consegue se esconder). Aqui se cumpre aquela palavra que diz: o povo que estava em trevas viu uma grande luz.

Em 5°   lugar, (existem outras ovelhas que farão parte deste aprisco). Essa ida de Jesus para o território dos gentios mostra que Deus está à procura das ovelhas perdidas.

Em 6°   lugar, (existe aquele momento parece que Deus está em silêncio). Este é o momento mais difícil, para quem precisa de uma resposta urgente, quando Jesus não quer que ninguém saiba onde ele está.

Em 7°   lugar, (se Deus não for por nós estamos perdidos). Quando aquele que tudo pode fazer fica neutro, o mundo se desespera.

Em 8°   lugar, (quem tem fé descobre os segredos dos projetos de Deus). O texto mostra que Jesus não pode esconder-se, claro que ele não foi surpreso por aquela mulher, ela estava na lista dos abençoados pela fé.

Em 9°   lugar, (a mulher não somente se encontrou com Jesus, mas também com seu milagre). Jesus não descartou a possibilidade de alguém encontrar com ele, mas para ser abençoado deveria ter uma fé persistente.

 

25 porque uma mulher cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. 

26 E a mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. 

Em 1°   lugar, (Jesus é maior que o nosso problema). A mulher quando ouviu falar de Jesus, ela não viu seu problema como um gigante imbatível.

Em 2°   lugar, (quem tem fé remove montanhas). A mulher percebeu que, aquele demônio que estava em sua filha, estava derrotado pela sua fé em Jesus.

Em 3°   lugar, (uma mãe que intercede pelos seus filhos). Esta mulher é um exemplo, da mãe que luta em prol dos seus filhos.

Em 4°   lugar, (onde existe oração os demônios não ficam). Onde existe uma mãe que intercede pelos seus filhos, os demônios tiraram deles os seus grilhões.

Em 5°   lugar, (os demônios não podem parar quem tem fé em Jesus). O demônio não pode fazer nada para impedir a mãe da menina que tinha fé, que foi buscar a derrota dele.

Em 6°   lugar, (quem tem fé não aceita imundícia dentro da sua casa). O demônio que estava na menina era imundo, mas espírito de fé que estava na mãe dela, era limpo e intolerante para e imundice.

Em 7°   lugar, (Jesus criou oportunidade para aquela mulher receber o seu milagre). Jesus não descartou a possibilidade que, se aquela mulher ouvisse falar dele, ela vinha prostrar-se aos seus pés.

Em 8°   lugar, (Jesus está por trás de toda a nossa vitória). Jesus assediou a fé daquela mulher, ao permitir que ela ouvisse falar dele.

Em 9°   lugar, (adoradora incircunstancial). Aquela mulher adorou-se aos pés de Jesus, antes de receber o seu milagre.

Em 10° lugar, (quem fica de olho na placa da igreja, pede a bênção de Deus que tem uma igreja sem placa). Aquela mulher não olhou para as tradições dos seus pais como faziam os fariseus, mas unicamente para Jesus e foi abençoada.

 

27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 

Em 1°   lugar, (todos têm direito ao pão do céu). Jesus não está ensinando aqui que a mulher não tinha direito ao pão, mas que esperasse um pouco.

Em 2°   lugar, (A mulher aproveita a oportunidade para participar do Pão). Quando Jesus ilustra a figura do pão e que não deveria ser dado aos cachorrinhos; ele estava criando  oportunidade para aquela mulher participar deste pão  

Em 3°   lugar, (não perca a oportunidade de saciar o pão de Jesus). Quando Jesus usa a expressão de saciar os filhos, a mulher entendeu logo, que tinha bastante pão e ela não deveria perder a oportunidade.

Em 4°   lugar, (todos, no plano da salvação de Deus). “Quando Jesus usa a expressão ‘primeiro”, ele está dizendo que existe um projeto estabelecido por Deus para salvação dos gentios.

Em 5°   lugar, (quem tem fé antecipa as bênçãos). Quando a mulher ouviu Jesus dizer "deixa primeiro", ela entendeu que também tinha direito e que poderia já beliscar desta grande vitória.

 

28 Ela, porém, respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. 

Em 1°   lugar, (Jesus criou oportunidade para mulher saciar o pão). Aquela mulher não descartou a possibilidade, que os cachorrinhos poderiam também, comer no mesmo tempo em que os filhos se alimentavam sobre a mesa.

Em 2°   lugar, (aquele que se humilha participa do pão dos filhos). Jesus mostra que para participar do pão dos filhos, a pessoa precisa humilhar-se, o máximo que puder e isso essa mulher fez.

Em 3°   lugar, (aproveita tudo que sobra do pão que Jesus oferece). Quando Jesus entrou naquele território gentílico, era migalha da mesa dos filhos que estava caindo e aquela mulher na figura de cachorrinho, não perdeu a oportunidade de se alimentar.

Em 4°   lugar, (Jesus não nega o pão, aos persistentes por ele). Aquela mulher na sua persistência nos ensina que, pelo pão dos filhos, vale a pena pagar o preço para tê-lo, ainda que tenha que ser por meio de humilhação.

 

29 Então, ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. 

30 E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, pois o demônio já tinha saído. 

Em 1°   lugar, (a mulher se posicionou humildemente para participar do pão). Jesus havia mostrado momentaneamente a condição para participar daquele pão e a mulher atingiu todos os requisitos para poder participar, então, Jesus alimentou aquela mulher.

Em 2°   lugar, (as palavras ditas com humildade e com fé, põe os demônios para correr). Jesus ensina aqui que, onde existe fé misturada com humildade, os demônios não podem ficar.

Em 3°   lugar, (faça o que ele disser). Precisamos levar o nosso problema aos pés de Jesus e fazer o que ele ordenar e dar tudo certo.

Em 4°   lugar, (quem tem fé adianta o milagre). Jesus viu nas palavras da mulher a derrota de Satanás e que não precisava ir a casa dela.

Em 5°   lugar, (quem leva os seus problemas para Jesus volta sem ele). A mulher saiu da sua casa deixada a sua filha endemoniada para ir ter com Jesus, mas depois do encontro, ela volta e o demônio não está mais lá.

 

A cura de um surdo e gago. MC 7:31-37

 

Esse texto vai relatar a cura de um surdo-gago, onde Jesus ensina mais um método que usava para operar os seus milagres.

Imaginamos que aquele surdo foi trazido sem saber o que estava acontecendo, pois, não escutava o que as pessoas lhe diziam, respeito de Jesus, deve ter sido uma  grande surpresa o seu milagre.

31  E ele, tornando a sair dos territórios de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis. 

32  E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente, e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele. 

Em 1°   lugar, (Jesus criador de oportunidade por onde passa). Onde Jesus passava, as oportunidades iam surgindo para o povo ser abençoado.

Em 2°   lugar, (Jesus não decepciona quem vai com fé a ele). As pessoas que vinham até Jesus, tinha convicção que os seus sacrifícios não seriam em vão.

Em 3°   lugar, (levai a carga uns dos outros). O homem não conseguia falar bem, mas os outros falaram no lugar dele.

Em 4°   lugar, (as doenças não resistem ao toque das mãos de Jesus). As pessoas tinham convicção que, se Jesus colocasse as suas mãos a doença era repreendida.

 

33  E, tirando-o à parte de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua. 

34  E, levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá, isto é, abre-te. 

Em 1°   lugar, (às vezes o que Deus tem conosco, é separado dos outros). Jesus chamou surdo-mudo à parte.

Em 2°   lugar, (às vezes precisamos desprender da multidão para ser abençoado). Jesus tira o homem do meio da multidão para operar na vida dele.

Em 3°   lugar, (para cicatrizar é preciso tocar na ferida). Jesus toca exatamente no local onde está alojado o problema.

Em 4°   lugar, (não desligue do céu e ele estará com você). Jesus levanta os olhos ao céu na hora do milagre.

Em 5°   lugar, (não seja indiferente na hora do milagre). Depois que o homem sente alguma sensação de algo diferente, Jesus o manda abrir a boca.

 

35  E logo se lhe abriram os ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. 

Em 1°   lugar, (o homem percebeu o seu milagre na hora). Jesus opera eficazmente.

Em 2°   lugar, (Jesus foi o primeiro a falar com aquele homem). A primeira voz que aquele homem ouviu foi a de Jesus.

Em 3°   lugar, (Jesus liberta a prisão da língua). A prisão da língua foi desfeita para falar corretamente.

Em 4°   lugar, (as pessoas nos entenderão depois do nosso encontro com Jesus). Ninguém entendia que aquele homem falava, até que deu o seu encontro com Jesus.

 

36  E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lho proibia, tanto mais o divulgavam. 

37  E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos. 

 

Em 1°   lugar, (quem sustenta a igreja de Deus é a palavra). Jesus nunca passou a ideia de edificar a igreja sobre curas, mas em sua palavra.

Em 2°   lugar, (o calvário, deve ser a mensagem central do evangelho). Jesus proíbe de falar sobre as  curas, porque o foco dele agora está centrado no calvário.

Em 3°   lugar, (os planos de Deus não são os dos homens). As pessoas ficavam admiradas pelo que Jesus fazia, mas não entendia porque não devia anunciar os milagres.

Em 4°   lugar, (as pessoas não fizeram bem o que foi feito a eles). Jesus sempre andou fazendo bem, mas deram para ele a morte de Cruz.

Em 5°   lugar, (Jesus oferece perdão pelo mal que lhe fizeram). Jesus sempre andou fazendo o bem para o povo, entretanto, o mal que lhe fizeram, foi retribuído em redenção deles.

 

Ribeirão Preto 12/01/2021

 


Comentários