👉D.D.T.U MARCOS 16👈

 


Marcos 16

 

A ressurreição de Jesus

Mt 28:1-10; Lc 24:1-12; Jo 20:1-10

 

1 E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo.

2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol,

3 e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?

Em 1.° (contando os dias para voltar ao sepulcro). Essas mulheres na sexta-feira viram onde colocara o corpo de Jesus e elas não esperavam a hora de voltar ali novamente, para ungir esse corpo.

Em 2.° (investimento enquanto Jesus estava na sepultura). Diz o texto, que essas mulheres compraram aromas para ungir o corpo de Jesus, elas fizeram de certa forma um investimento em favor de Jesus.

Em 3.° (sentindo o cheiro suave do corpo de Jesus). Essas mulheres queriam ver o corpo de Jesus exalar cheiro agradável, por isso, elas compraram aromas para ungir-lho.

Em 4.° (uma data que não foi mais esquecida). Primeiro dia da semana, o dia da ressurreição, o dia do encontro de Jesus com seus discípulos, esse dia nunca mais foi esquecido.

Em 5.° (as boas novas começam logo cedo). Essas mulheres foram logo cedo ao sepulcro e lá elas encontraram as boas novas, "ele não está mais aqui, mas já ressuscitou".

Em 6.° (o sol fez o que ele mais gosta de fazer, brilhar logo cedo). Enquanto Jesus estava na cruz, o sol escureceu por 3 horas, mas na sua ressurreição, ele começou a brilhar logo cedo.

Em 7.° (os obstáculos pelo meio do caminho são resolvidos no final dele). As mulheres tinham um obstáculo pelo meio do caminho, "quem nos removerá a pedra?", mas no final a pedra já estava removida.

Em 8.° (não desiste da caminhada, mesmo que tenha dificuldade nela). Essas mulheres deixaram grandes exemplos, mesmo sabendo haver obstáculos pela frente, elas não recuaram de seguir-lho em frente, e foram vitoriosas.

 

4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas.

Em 1.° (a imaginação se transforma em visão gloriosa). Aquelas mulheres que vinham imaginando pelo caminho, "o que faremos para remover a pedra", agora elas têm uma visão da pedra removida.

Em 2.° (Deus ajuda o caminho dos justos). Deus estava trabalhando em favor daquelas mulheres, removendo todos os obstáculos diante delas.

Em 3.° (não existe problema grande para Deus resolver). O texto nos diz, que a pedra era grande, era preciso de muitas pessoas para removê-la, mas Deus com a sua palavra tudo resolve.

Em 4.° (é fácil entrar quando os obstáculos são removidos). As mulheres não tiveram dificuldade para entrar no sepulcro, porque a pedra já tinha sida removida.

Em 5.° (uma visão de dentro do sepulcro). As mulheres que esperavam ver o corpo de Jesus ali dentro daquela sepultura vêm um jovem sentado com vestes brancas.

Em 6.° (um jovem com uma demonstração vitoriosa). As mulheres viram um jovem assentado à direita, qualificando ele a um dos vitoriosos.

Em 7.° (a glória se manifestou dentro daquele sepulcro). Aquele jovem irradia o sepulcro com a sua aparência, manifestando a glória da presença de Deus.

 

6 Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.

Em 1.° (não tenha medo no lugar do milagre). Ali dentro daquele sepulcro acontecera o milagre e as mulheres estavam assombradas e o anjo lhe disse: não tenha medo no lugar do milagre.

Em 2.° (o anjo transmite a boa notícia). Aquelas mulheres ficaram surpresas, pois, buscavam Jesus, segundo elas ainda na sepultura, mas o anjo diz: ele não está mais aqui já ressuscitou.

Em 3.° (na primeira hora do domingo). Aquelas mulheres esperaram chegar ao domingo para ir ao sepulcro ungiu corpo de Jesus, mas já na primeira hora de domingo Jesus já havia ressurgido.

Em 4.° (o anjo traz toda informação a respeito de Jesus). Para que aquelas mulheres não ficassem com dúvidas do acontecido, o anjo trouxe toda informação a respeito de Jesus durante o seu ministério, até a cruz.

Em 5.° (toda informação a respeito de Jesus). Quem segue os passos de Jesus é informado de todo o seu trajeto. Aquelas mulheres o viram na cruz, na sepultura e agora ver o lugar que colocou seu corpo.

 

7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém, porque temiam.

Em 1.° (é restaurada a comunhão de Pedro). Pedro que negara Jesus três vezes, é mencionado seu nome, para mostrar que Deus não desistiu dele.

Em 2.° (chegaram tristes e voltaram alegres). Aquelas mulheres chegaram triste e preocupadas, mas retornaram alegres porque Jesus havia ressuscitado.

Em 3.° (palavras ditas antes da cruz se cumprem). Jesus havia dito antes de passar pela cruz, que ele após a morte ia diante dos seus discípulos para Galileia, agora está pronto para cumprir.

Em 4. (rápido com as boas notícias). Aquelas mulheres chegaram preocupadas, pensativas, agora elas voltam rápidas e com boas notícias.

Em 5.° (segurando as boas novas para os discípulos). As mulheres seguraram as boas novas para os discípulos, pois elas estavam com medo de encontrar pessoas estranhas pelo caminho.

Em 6.° (as boas novas primeiro para um povo de Deus). As primeiras saber das boas novas foi àquelas mulheres, que foram sepulcros logo cedo  e depois os discípulos representantes da igreja de Deus.

 

Jesus aparece a Maria Madalena

Jo 20:11-18

 

9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes e chorando.

11 E, ouvindo eles que Jesus vivia e que tinha sido visto por ela, não o creram.

Em 1.° (primeiro dia da semana o dia da ressurreição). No primeiro dia da semana, conforme havia predito, Jesus ressuscita e aparece a Maria Madalena.

Em 2.° (Maria Madalena liberta dos demônios, reencontra com Cristo). Os demônios que haviam perdido a batalha contra Jesus quando enfrentou a morte, é destacado também as suas derrotas, quando os enfrentou na vida de Maria Madalena.

Em 3.° (Maria Madalena, a prova viva da ressurreição de Jesus). Maria Madalena a primeira mensageira, que não deveria duvidar dela.

Em 4.° (a boa notícia chega na casa do lamento). Os discípulos estavam lamentando a morte de Jesus, mas agora chegou a boa notícia, para poder reanimá-lo.

Em 5.° (a esperança fica mais distante onde o choro é fruto da tristeza). Os discípulos não acreditaram em Maria Madalena, pois eles estavam tomados por tristeza e choro.

Em 6.° (as boas novas trazidas por Maria Madalena). Maria Madalena tinha convicção das boas novas, ela viu e ouviu Jesus falar.

 

Jesus aparece a dois de seus discípulos

Lc 24:13-35

 

12 E, depois, manifestou-se em outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo.

13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.

Em 1.° (reunindo novamente as suas ovelhas). As ovelhas ficaram dispersas durante os três dias conforme disse Jesus, mas agora, é hora de resgatar novamente.

Em 2.° (voltando para a velha vida). Dois discípulos de Jesus, já desistiram de tudo, já estavam voltando novamente para a vida de outrora.

Em 3.° (onde estão as palavras de Jesus?). Se dois discípulos desistiram de tudo, e estava voltando para a vida velha, como fica o que Jesus disse para eles, que ao terceiro dia ressuscitaria?

Em 4.° (a incredulidade no meio dos discípulos). Agora os discípulos não acreditam mais um nos outros, mesmo falando a verdade.

Em 5.° (como o mundo vai crer se a igreja tiver dúvida). Os discípulos continuam duvidando da ressurreição de Jesus, como pode Jesus contar com eles para anunciar o evangelho? 

 

14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

Em 1.° (a incerteza da ressurreição de Jesus cai por terra). Os discípulos que se tornaram incrédulos uns aos outros, recebem a visita de Jesus.

Em 2.° (é preciso pegar mais pesado com quem já foi avisado). Jesus  lançou no rosto dos discípulos as suas incredulidades, por falar que iria ressuscitar e pelos mensageiros que já vira ele ressuscitado.

Em 3.° (iguais aos escribas e fariseus). Os discípulos ficaram como os inimigos de Jesus, que eram incrédulos e tinha o coração endurecido para suas palavras.

Em 4.° (para que duvidar nessa altura). Aqueles discípulos viram Jesus ressuscitar Lázaro que jaziam quatro dias na sepultura, porque não crer que Jesus poderia vencer a morte?

Em 5.° (os enviados de Jesus foram desacreditados). Os primeiros discípulos em que Jesus havia aparecido a eles passaram anunciar a ressurreição de Jesus para os demais, mas foram desacreditados.

 

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.


importância e a urgência da obra missionária.


INTRODUÇÃO 

Aqui existem alguns contrastes entre “crer e ser batizado” e “não crer” para estabelecer oposição. 

Contraste entre “ser salvo” e “ser condenado” para mostrar as consequências eternas dessa escolha.


O texto ainda revela o poder e a autoridade de Jesus, que concede aos missionários a capacidade de realizar sinais extraordinários em seu nome. 

O texto usa uma série de verbos no futuro (“expulsarão”, “falarão”, “pegarão”, “beberem”, “porão”) 

Isso indica promessa para o missionário. 

O texto  aqui usa uma série de imagens que remetem ao domínio sobre as forças do mal (“demônios”, “serpentes”, “coisa mortífera”),  (“novas línguas”) e “enfermos”).


No texto nos fornece, alguns elementos simbólicos relacionados à missão. 


1. Mundo: Simboliza o alcance universal da mensagem do evangelho, indicando que os discípulos devem levar a mensagem a todas as nações e a todas as pessoas.


2. Pregar o evangelho: Representa a responsabilidade dos missionários de compartilhar as boas novas de salvação e transformação encontradas em Jesus Cristo.


3. Toda criatura: Simboliza a inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua origem, cultura ou status social.


4. Crer e ser batizado: Simbolizam a fé e o compromisso pessoal com Jesus Cristo e seu reino.


5. Salvação: Representa a redenção e libertação do pecado e a reconciliação com Deus através da fé em Jesus.


6. Condenação: Simboliza as consequências espirituais da rejeição e incredulidade em relação ao evangelho.


7. Sinais: Simbolizam os poderes e autoridade concedidos aos aos missionários. Esses sinais podem incluir a expulsão de demônios, o falar em línguas, a proteção contra perigos físicos, a cura dos enfermos e outros atos milagrosos.


Se o missionário tem em mente que deve pregar o evangelho a toda criatura o que não pode faltar para ele nessa missão.


1- Conhecimento do Evangelho: O missionário precisa ter um entendimento sólido do Evangelho, incluindo os princípios básicos da fé cristã, a mensagem de salvação e a obra redentora de Jesus Cristo. É importante estudar as Escrituras e buscar um conhecimento profundo da Palavra de Deus para comunicar com precisão e clareza a mensagem do Evangelho.


2- Relacionamento com Deus: Um missionário comprometido com a missão de pregar o evangelho deve ter um relacionamento íntimo com Deus. Isso implica em buscar comunhão com Ele através da oração, adoração e leitura da Bíblia. Um relacionamento próximo com Deus capacita o discípulo a receber orientação, sabedoria e poder do Espírito Santo para cumprir sua missão.


3- Compromisso com o discipulado:

Isso envolve não apenas compartilhar a mensagem do evangelho, mas também acompanhar e ajudar as pessoas a crescerem em sua fé. O discípulo deve estar disposto a investir tempo e energia no discipulado, orientando outros na caminhada com Cristo e ajudando-os a se tornarem discípulos maduros.


4- Coragem e perseverança: A missão de pregar o evangelho pode envolver desafios, oposição e rejeição. Portanto, é importante que o missionário tenha coragem e perseverança para continuar compartilhando a mensagem do evangelho, mesmo diante de adversidades. A confiança em Deus e em Seu poder sustentador ajuda o discípulo a superar obstáculos e a persistir na missão.


importância e a urgência da obra missionária.


1- Devem levar a boa notícia da salvação a todas as pessoas.

a- Sem distinção de raça, 

b- Sem olhar para cultura, 

c- ou religião. 

O imperativo “ide” e a expressão “todo o mundo” para indicar abrangência e responsabilidade.



2- A universalidade da mensagem: Jesus ordena que seus discípulos vão por todo o mundo e preguem o evangelho a todas as criaturas. Essa instrução enfatiza a importância de compartilhar a mensagem de salvação com todas as pessoas, independentemente de sua origem, status social ou cultura.


3- A condição da salvação: Jesus afirma que aqueles que crerem e forem batizados serão salvos, enquanto os que não crerem serão condenados. Essa afirmação ressalta a importância da fé em Jesus Cristo como um elemento fundamental para a salvação, juntamente com o compromisso demonstrado pelo batismo.


4- Os sinais miraculosos: Jesus menciona uma série de sinais miraculosos que seguem aqueles que crêem. Esses sinais incluem a expulsão de demônios, o dom de falar novas línguas, a proteção contra venenos e a capacidade de curar os enfermos. Esses sinais são apresentados como evidências da presença do poder divino entre os crentes.



19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!



(Por que devemos fazer missão?)


1.° Porque Jesus é as boas novas do evangelho.

2.° (para cumprir o ide de Jesus)

3.° (porque o evangelho é para todos os seres humanos). 

 4.° (porque através do evangelho Deus dá condição ao homem de ser salvo ou não.)


(A responsabilidade para quem prega o evangelho.)


1.° (não fazer acepção de pessoas quando prega o evangelho). 

2.° batizar aqueles que aceitarem o evangelho.

Expulsar os demônios e curar os enfermos.

pregar o evangelho e não a prosperidade.

 

(A cooperação do Senhor para quem prega o evangelho.)


1.° O senhor coopera com a salvação dos que crêem.

2.° (o Senhor coopera com a autoridade do seu nome). 

3.° (o Senhor coopera com novas línguas)

4.° (o Senhor coopera tirando os danos das coisas mortíferas)


{Método de auxílio: o que não é fazer missão.} 

Isso aqui ao contrário (I.A.A.C)

  

Ribeirão Preto 15 de maio 2021

 


Comentários

Postar um comentário